Entidade já atendeu mais de 100 mil estudantes

Criciúma

Ao longo de seus 76 anos de história, o Bairro da Juventude tem sido fundamental no desenvolvimento de inúmeras famílias que encontraram na Instituição o apoio necessário para crescer. Maiara Simão Antunes Bazilio, de 29 anos, conhece bem essa realidade. Ela e seus seis irmãos foram atendidos pelo Bairro e, por meio dele, encontraram oportunidades e o direcionamento necessário para a construção de suas vidas.

“Minha família era muito humilde. O Bairro era o local que nos dava suporte para que pudéssemos nos desenvolver e perceber que nossas vontades e sonhos podiam sair do papel. Tive meus direitos garantidos”, revela Maiara.

Maiara aproveitou as oportunidades, seguiu seus passos e encontrou na enfermagem seu futuro profissional. Ela atua há três anos como técnica de enfermagem na Instituição, dando todo o suporte necessário nos serviços de saúde preventiva ofertados pela entidade. “Como estive do outro lado, tenho muita sensibilidade e consigo perceber vulnerabilidades e garantir o melhor acolhimento para as crianças e adolescentes”, comenta a profissional.

E a trajetória da família dentro do Bairro ainda permanece. Os dois filhos de Maiara também receberam acolhimento na Organização.  Sheron Antunes Bazilio, 14 anos, e Arthur Antunes Bazilio, nove anos, tiveram acesso a diversas atividades de cultura e esporte. “Gosto muito das atividades esportivas. Eu pratico futebol, futsal, vôlei, tênis de mesa, maker e raciocínio lógico”, cita o pequeno Arthur. Já Sheron se destacava no violino, coral e cerâmica.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Bairro da Juventude, Manfredo Guedes Pereira Gouvêa Junior, a Organização cumpre seu papel social. “Somos uma família que acolhe, apoia e inspira. Cada criança que atravessa nossas portas carrega consigo sonhos que muitas vezes parecem inalcançáveis. No entanto, é aqui que esses sonhos começam a ganhar forma, graças ao trabalho incansável de nossa equipe e ao apoio de uma rede solidária que acredita no poder da educação e da inclusão social”.

Fundado em 1º de setembro de 1949, o Bairro da Juventude atende 1,6 mil estudantes, vindos de 89 bairros do município de Criciúma e região. Na entidade eles têm à disposição ensino infantil e fundamental, profissionalização (sete cursos de aprendizagem industrial), transporte gratuito, alimentação, ambulatório com médico pediatra, atendente de ambulatório e dentista, atendimento com psicólogas e assistentes sociais, espaço cultural, atividades de esporte, lazer e cultura, Centro Multiuso e um moderno e amplo Centro Lúdico de Inovação e Criatividade (CLIC). 

Já no período noturno, a Instituição presta atendimento a jovens e adultos com cursos de qualificação e requalificação profissional, além de disponibilizar um núcleo de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Criciúma.

Atualmente a Instituição também conta com a parceria de 15 mil doadores e mais de 500 empresas por meio de diversas campanhas de mobilização de recursos e projetos incentivados que possibilitam a concretização das ações que beneficiam o público atendido. 

“Celebrar os 76 anos é enaltecer uma história construída com muito trabalho, compromisso social e amor ao próximo. Temos orgulho de dizer que aqui cada criança, adolescente, jovem e família que passa por nossos projetos é vista em sua totalidade, com respeito, escuta e direcionamento”, conclui a diretora-executiva, Sílvia Regina Luciano Zanette.

O Bairro em números:

  • 1,6 mil atendimentos
  • 100 mil atendimentos ao longo dos 76 anos
  • Mais de 1 milhão de refeições/ano
  • 89 bairros atendidos
  • 7 cursos profissionalizantes
  • Mais de 15 mil atendimentos de assistência social/saúde/ano
  • Mais de 1,2 mil famílias alcançadas/ano