Governador de SC faz indicações em Lages e se mostra “dono” também do PL de Criciúma

Da Redação

O governador Jorginho Mello reiterou que o PL terá um candidato à prefeitura de Criciúma, caso o deputado federal Ricardo Guidi não se filie ao partido. No páreo estão a deputada Júlia Zanatta e até o empresário da construção civil Olvacir Fontana. A preferência é Ricardo Guidi, que participou dos eventos ao lado do governador onte (18) em Criciúma, mas de maneira discreta. Mello, ao ser questionado, disse o seguinte: “Ricardo Guidi só não é prefeito de Criciúma se não quiser”.

Nos bastidores políticos, lideranças querem empurrar o empresário Olvacir Fontana como potencial candidato alternativo. Se fizer isso, o PL de Criciúma entrega a Prefeitura para o escolhido por Salvaro. A desenvoltura eleitoral de Fontana, nunca testada, é limitada, além disso sempre esteve alinhado com o MDB, partido de centro-esquerda.

O mérito de Fontana é ter uma trajetória como secretário estadual, presidente da Acic e Sinduscon, e participante ativo em entidades empresariais. Proprietário de uma empresa de construção, também atua como agente Consular Honorário da Itália em Santa Catarina. A possível candidatura de Fontana seria um elemento novo na corrida eleitoral em Criciúma, mas como é dito no popular: manjada. Só se Bolsonaro entrasse no jogo para conseguir levantar o candidato a obter densidade de votos.

Jorginho decide em Lages

O governador Jorginho Mello também está se metendo nas escolhas de Lages. Ele confirmou a saída da secretária estadual de Saúde, Carmen Zanotto, que irá concorrer à prefeitura de Lages. Em declaração durante um evento em Criciúma, Mello elogiou a atuação de Zanotto e expressou preocupação com a situação política da cidade: “Lages está numa depressão política”. Ele destacou os feitos da secretária na saúde pública, incluindo a organização do sistema e o plano de valorização hospitalar, prevendo uma redução das filas de espera devido aos aumentos nos pagamentos por procedimentos. Embora reconheça o impacto da partida de Zanotto no governo estadual, o governador ressalta seu legado e compromisso com o avanço do sistema de saúde em Santa Catarina.