Uma das principais novidades é a retirada de uma fileira de coqueiros da calçada
Criciúma
Criciúma deve transformar toda a extensão da avenida Centenário em um projeto de revitalização. Entre as principais novidades está a criação de uma pista exclusiva para corrida e ciclismo, que visa incentivar a prática de atividades físicas e melhorar a mobilidade do município. Para isso, uma fileira de coqueiros deve ser removida da calçada, abrindo espaço para a ampliação da área destinada a pedestres, ciclistas e autopropelidos.
“Fizemos um estudo de trafegabilidade e solicitamos uma atenção para a faixa cicloviária. Até para saber se na avenida Centenário cabe, de fato, uma ciclovia com segurança ou não. O fato é que a gente vai ter um espaço muito considerável para a prática da corrida. Temos dois lados de passeios, mas vamos transformar um daqueles passeios em uma pista exclusiva para a corrida. Por que ela tem que ser exclusiva? Porque a pista para a corrida tem uma espécie, um amortecimento diferente. Por isso que hoje os nossos corredores acabam dividindo o espaço com os ônibus”, explicou o prefeito Vagner Espindola, em entrevista ao Portal Engeplus.
Hoje, existem duas calçadas, ou seja, uma em cada lado da avenida, entretanto, com o novo projeto, existirá somente uma. “Temos duas pistas de passeio, duas calçadas. Então uma será somente para caminhada e outra utilizada para corrida, com uma pista especial para a prática do esporte”, comentou o prefeito. Ele ainda falou sobre os coqueiros. “Qual a ideia? Temos duas fileiras de coqueiros, queremos tirar uma e fazer o replantio, porém é algo que conversaremos com a comunidade”, acrescentou.
Diferentes níveis
O prefeito ressaltou que a avenida Centenário possui diferentes níveis e isso também impacta na revitalização. “Próximo da Kolina Volkswagen (apenas referência) tem um desnível bem grande das duas pistas. Então, ali tem que ser pensado algo um pouquinho diferente”, detalhou.
Apesar de um projeto ter sido entregue à prefeitura pelos estudantes de arquitetura da Unesc ainda na antiga gestão, o governo municipal aguarda o projeto final da empresa contratada pela atual municipalidade. “Esse projeto não está nas urgências para 2025, porque para esse ano são aqueles recursos que o Estado, de fato, precisa repassar o dinheiro e precisamos apresentar o projeto. Mas ele está sendo construído, sim”, pontuou. Colaboração Rafaela Custódio, Portal Engeplus.