Estudante Jhon Alysson e colegas foram homenageados após destaque na Olimpíada Internacional no Japão
Içara
O estudante Jhon Alysson Gomes Destro, de 14 anos, e os colegas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Quintino Rizzieri foram recebidos com festa em Içara na segunda-feira (11), após conquistarem medalhas na Asia International Mathematical Olympiad (AIMO), disputada no dia 3 de agosto, em Tóquio, no Japão. A comemoração incluiu carreata pelas ruas da cidade e homenagem no auditório do Paço Municipal, seguida de moção de aplauso aprovada pela Câmara de Vereadores.
Autor da homenagem, o vereador Valdelir Da Rolt (PL) destacou o feito. “Sua conquista é motivo de grande orgulho para o município e todo o Brasil, evidenciando o talento, dedicação e a excelência do ensino público municipal, quando aliado ao esforço e à determinação de seus estudantes.” Jhon, medalhista de bronze, foi o único aluno da rede municipal do país a subir ao pódio no torneio.
A prefeita ressaltou que Içara foi a única cidade catarinense a conquistar medalha e a maior delegação do estado na competição. “Eles provaram que a educação pública, quando conduzida com compromisso e investimento, transforma realidades e abre portas para o mundo. Esses alunos são inspiração para toda Içara e um exemplo de que o talento não tem fronteiras”, afirmou.
A prova reuniu 1.600 estudantes de 19 países e contou com 30 questões de matemática em inglês, a serem resolvidas em duas horas. No Brasil, a AIMO é coordenada pela Rede Programa de Olimpíadas do Conhecimento, com apoio do Consulado da França em São Paulo, Universidade Metodista e Cenpec.
O caminho até Tóquio começou em 2024, quando as equipes içarenses conquistaram ouro na etapa nacional da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (MSF). Apenas três cidades catarinenses chegaram a essa marca: Balneário Camboriú, Criciúma e Içara. Entre os medalhistas, dez alunos foram selecionados para representar o município no Japão, após processo interno e preparação intensiva com aulas de inglês e treinamento baseado em provas anteriores.
“E, assim, todos os içarenses tiveram a oportunidade de comemorar conosco”, disse a secretária de Educação, Nerilda Vandir Felisberto, reforçando que a conquista projeta o nome da cidade no cenário educacional internacional.