Acolhimento sob edital
Em meio ao Agosto Lilás, o governo de Santa Catarina vai lançar um edital inédito para contratar organizações da sociedade civil que oferecerão acolhimento emergencial a mulheres vítimas de violência. Serão 80 vagas distribuídas em quatro regiões do estado — 20 por região. O número pode aumentar conforme a demanda. O contrato com as entidades terá duração de dois anos, renovável por mais cinco. Pela primeira vez, o Estado deixa de repassar os recursos aos municípios e assume a contratação direta dos serviços. A iniciativa marca uma virada na política estadual de proteção às mulheres.
Nos bastidores da Secretaria da Assistência Social, Mulher e Família, o movimento é visto como estratégico para ampliar a capilaridade do serviço e garantir resposta mais ágil em casos de urgência. “É mais um passo para fortalecer a rede de proteção e dar às vítimas a chance de recomeçar em segurança”, diz a secretária Adeliana Dal Pont. O edital deve sair nos próximos dias.
Banco Vermelho e OAB-Criciúma
A OAB Subseção Criciúma inaugurou, na quinta-feira (7), o primeiro Banco Vermelho de Santa Catarina, no Fórum da Comarca de Criciúma. A instalação permanente integra a campanha Agosto Lilás e busca conscientizar sobre a violência contra a mulher, além de promover meios de prevenção. O ato ocorreu no mesmo dia em que a Lei Maria da Penha completou 19 anos. O projeto faz parte do movimento nacional que transforma a dor em luta e destaca a importância de denúncias para evitar novos crimes.
Trio catarinense contra Moraes
Os três senadores de Santa Catarina — Ivete Appel da Silveira (MDB), Esperidião Amin (Progressistas) e Jorge Seif (PL) — assinaram o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF. A proposta soma 39 apoios e precisa de mais duas assinaturas para avançar à comissão especial. Alvo de críticas após aderir ao movimento, Ivete reagiu: “Não aceito ofensas. Minha decisão é baseada em fatos, não em ataques pessoais”, disse. Segundo ela, o gesto é de “coerência” e respeito ao voto catarinense. Amin endossou o movimento nas redes: “Seguimos em busca das assinaturas para afastar o ministro e dar fim aos abusos do STF”. Seif, por sua vez, celebrou o alinhamento do trio e elogiou o gesto da colega emedebista.
Ortopedia garantida
A novela sobre a continuidade dos serviços de ortopedia no Hospital São Donato está perto de chegar ao fim. Na sexta-feira, uma reunião deve ajustar os últimos detalhes para a contratação de uma nova equipe para assumir o setor. A informação é do diretor administrativo do São Donato, Júlio de Lucca. Segundo ele, o objetivo é garantir uma transição tranquila e a continuidade do atendimento à população.
De Lucca também não descarta a realização de mutirões para acelerar o atendimento e reduzir a fila da especialidade. “O importante é que o serviço está mantido. Vamos trabalhar para melhorar e atender quem está esperando”, afirmou.
IA para desburocratizar
O presidente da Junta Comercial de Santa Catarina, Fernando Baldissera, destacou o avanço da inteligência artificial como ferramenta para desburocratizar processos e facilitar a vida dos empreendedores. Em entrevista, ele também fez um balanço positivo do primeiro semestre da economia catarinense e projetou que o ritmo de crescimento deve se manter nos próximos meses.
“Estamos confiantes em um segundo semestre com a mesma pegada, apostando em tecnologia e agilidade”, disse Baldissera.
Celebrando
A presidente da Abadeus, Shirlei Monteiro, destacou ontem na Cidade em Dia a sessão solene que a câmara de Criciúma realiza nesta quinta-feira em homenagem à instituição. Com mais de 60 anos de história, a Abadeus será reconhecida pelo trabalho social que desenvolve no município.
Shirlei também aproveitou para destacar a tradicional paella beneficente, marcada para setembro. “É uma forma de unir a comunidade em prol de uma causa nobre e fortalecer os projetos que transformam vidas”, afirmou.
Últimos ajustes
Montagem da estrutura da Agroponte 2025 passa pelos últimos ajustes. A abertura está marcada para a próxima quarta-feira e a expectativa é de recorde de público e de bons negócios. A feira reúne os principais setores do agronegócio e deve movimentar toda a cadeia produtiva. “Estamos preparando um evento ainda maior e mais completo, com foco em oportunidades e inovação para o setor”, destacou Jaque Backes, uma das responsáveis pela organização do evento.
Avanços
A prefeita de Nova Veneza, Angela Ghislandi, confirmou que o município foi contemplado com recursos do governo federal, por meio do PAC, para a construção de uma nova creche porte 2 e a aquisição de um ônibus escolar. Ela também informou sobre o repasse do governo do estado para a pavimentação da estrada que liga Nova Veneza a Morro Grande, conhecida como Transpolenteira. Por fim, Angela convidou a população para o show gratuito do humorista Chico Raiz, que será realizado na próxima quarta-feira em celebração à Semana da Juventude.