Experiência buscou observar de forma direta os serviços públicos voltados à população em situação de rua
Criciúma
O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, passou um dia e uma noite nas ruas da cidade, caracterizado como uma pessoa em situação de rua, em uma ação sigilosa realizada para subsidiar novas decisões da Prefeitura relacionadas à segurança pública, saúde mental e acolhimento.
Durante a ação, Espindola percorreu locais centrais do município, como as praças do Congresso e Nereu Ramos, além de ruas com grande fluxo de pessoas. Foi abordado por moradores, recebeu doações em semáforos e chegou a cruzar com sua esposa e filhos, que não o reconheceram.
À noite, seguiu para a região do Pinheirinho, transitando por áreas próximas aos trilhos onde há concentração de pessoas em situação de rua. Apenas sua esposa e a equipe que registrava a ação com câmeras escondidas sabiam da iniciativa.
Na madrugada, já no bairro Santa Bárbara, foi abordado por servidores da assistência social. O atendimento seguiu os protocolos previstos, com escuta, oferta de abrigo e tentativa de convencimento. O prefeito encerrou a ação ao se identificar no momento em que seria conduzido ao acolhimento.
Segundo ele, “essa experiência foi fundamental para entender a complexidade do problema e preparar decisões mais firmes. A Criciúma que acolhe com generosidade também precisa ser segura. Vamos fortalecer a rede de atendimento, mas também endurecer quando for preciso, inclusive com medidas como internação involuntária em casos extremos”.
O município já possui estruturas de atendimento como o Centro POP e serviços de acolhimento, mas observa a permanência de pessoas nas ruas, especialmente em decorrência da dependência de substâncias.
“O trabalho das equipes é muito bom, mas estamos lidando com um novo cenário. Hoje, a maioria das pessoas nas ruas está em situação de dependência química. E a cidade precisa agir. Vamos acolher e assegurar todo o suporte a quem precisa, mas também garantir que nossas praças e calçadas sejam seguras para todas as famílias”, afirmou o prefeito.
De acordo com a Prefeitura, novas ações voltadas à segurança, ao enfrentamento das drogas e ao fortalecimento das políticas de acolhimento serão anunciadas nos próximos dias, com base na experiência vivida por Espindola e no acompanhamento técnico das equipes do Município.