Hospital São Donato pode ficar sem ortopedia a partir do dia 13

8

Direção, prefeitura e vereadores tentam evitar paralisação do serviço

Içara

O Hospital São Donato, em Içara, corre o risco de suspender os atendimentos ortopédicos a partir do dia 13 de agosto por causa da não renovação do contrato com a atual equipe médica, da Osteoclínica. O motivo, segundo a direção, são divergências nos valores propostos para continuidade do serviço. A direção do hospital e autoridades da saúde vão discutir o assunto em reunião marcada para quinta-feira (31), às 16h, na Câmara de Vereadores.

De acordo com o diretor administrativo, Júlio César De Luca, a proposta da equipe médica não condiz com a realidade financeira do hospital. “Eu sou a última pessoa que queria que o hospital perdesse o serviço de ortopedia, mas tem algumas coisas que fogem da minha alçada em termos de valores”, afirmou. O hospital já notificou o Corpo de Bombeiros, o Samu, as secretarias de Saúde e o Governo do Estado sobre a possível suspensão do serviço.

Pacientes afetados e falta de aviso prévio

A interrupção pegou de surpresa pacientes que aguardavam por procedimentos cirúrgicos. Segundo o vereador Higor Robetti (PSD), responsável pela convocação da reunião, muitos pacientes foram informados de forma abrupta, sem aviso prévio. “Simplesmente receberam uma mensagem no WhatsApp informando que esse serviço seria encerrado no hospital. Pessoas que esperavam há meses ficaram sem atendimento”, disse o parlamentar.

Robetti ressalta que, embora o hospital seja filantrópico e de gestão privada, ele presta serviço público, e a Câmara tem a obrigação de buscar esclarecimentos e alternativas. “Agora uma mensagem do dia para noite cancelando deixa a situação um pouco complicada. A saúde das pessoas é algo que a gente se preocupa, que tem pressa. Por isso requeremos essa reunião”, completou.

Prefeitura promete retomada do serviço

Ontem (29), a Prefeitura de Içara confirmou o fechamento temporário do setor de ortopedia por motivos contratuais e de reestruturação. Atendimentos ortopédicos de urgência estão sendo redirecionados para outras unidades da região. A prefeita Dalvania Cardoso afirmou que o serviço será reestruturado e retomado em breve. “Não vamos abrir mão da responsabilidade que temos com a população. O serviço será reestruturado e retomado com mais eficiência. Nós estamos trabalhando para resolver isso com rapidez e responsabilidade”, declarou.

Enquanto isso, o hospital segue em negociação com novos profissionais para evitar a descontinuidade dos atendimentos. A reunião desta quinta-feira reunirá representantes do hospital, da prefeitura e da Gerência Regional de Saúde de Criciúma, na tentativa de construir uma solução antes do prazo limite de 13 de agosto.