Projeto busca propor estratégias e realizar ações para melhorar as principais necessidades odontológicas dos brasileiros

Criciúma

Com a finalidade de realizar um levantamento para avaliar a condição e saúde bucal dos brasileiros, começou nesta semana, pela Secretaria de Saúde de Criciúma, a segunda etapa da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal SB Brasil. O projeto é o maior levantamento de saúde bucal do país e, por meio de três etapas, busca propor estratégias e ações para melhorar as principais necessidades odontológicas da população.

Segundo o residente em Atenção Básica e responsável pela área técnica de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Cristian da Silva Serpa, esta é a terceira edição da pesquisa e Criciúma é a única cidade da região Sul, entre os 422 municípios, escolhida para participar da coleta de dados neste ano.

“O censo acontece a cada dez anos e, desde sua primeira edição, já demonstrou ser importante realizando melhorias nas redes de atenção de saúde. Principalmente, porque durante o primeiro levantamento foram criadas ações que deram mais acessos nas áreas de especialidades odontológicas que antes não eram ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e o programa Brasil Sorridente”, destacou.

Divisão em três etapas

Conforme Serpa, o levantamento do SB Brasil é realizado em três etapas. A primeira etapa já está finalizada, e tinha o objetivo de fazer um reconhecimento da área e identificar as residências nos locais que a pesquisa será realizada. Os locais são delimitados pelo Ministério da Saúde, e em Criciúma será desde o Centro Social Urbano, na Próspera, até a região do bairro Nossa Senhora da Salete.

Após o reconhecimento, nesta segunda etapa a equipe de campo composta por três dentistas e agentes comunitários farão os levantamentos para a aplicação dos exames na terceira etapa da pesquisa. “A terceira etapa está prevista para iniciar a partir do dia 8 de agosto, onde serão realizados 500 exames entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos na cidade de Criciúma, melhorando cada vez mais a saúde bucal da população brasileira”, explicou o residente em Atenção Básica.