Capacitação abordou estratégias práticas da ciência ABA aplicadas ao ambiente escolar

Içara

Vinte e um professores da escola Dimer Pizzetti participaram, na terça-feira (22), de uma capacitação com o objetivo de qualificar o atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A formação teve duração de quatro horas e foi realizada em função da proximidade entre a escola e o centro terapêutico, que atende estudantes da unidade de ensino. A atividade apresentou estratégias baseadas na ciência ABA (Análise do Comportamento Aplicada), reconhecida no trabalho com pessoas com TEA.

A equipe responsável pela capacitação foi composta por profissionais de diferentes áreas: psicologia, fonoaudiologia, psicomotricidade e aplicação de ABA. O conteúdo repassado tratou de práticas adaptadas à rotina escolar, como o ensino de habilidades, o gerenciamento de comportamentos e a consideração das especificidades de cada criança.

“Muito realizada com a experiência incrível dessa manhã. Quantos aprendizados! As meninas são incríveis. Trazer a realidade para o debate e poder falar de cada aluno na sua individualidade foi enriquecedor. Quem dera todos tivessem essa oportunidade”, afirmou a professora Thaine Villa Réus.

De acordo com Sany Mazzuchetti, coordenadora do projeto, a integração entre os ambientes que cercam a criança é fundamental para o desenvolvimento. “Para que isso aconteça, nenhum elo pode ficar de fora. Sabemos que o desenvolvimento de uma criança com TEA não acontece somente na terapia, nem na escola e nem em casa. Ele acontece quando todos esses espaços se comunicam, se respeitam e se fortalecem mutuamente”, disse.