Crescimento da população idosa amplia participação econômica no varejo local
Criciúma
O comércio de Criciúma comemorou, no sábado (26), o Dia dos Avós com ações voltadas ao público da terceira idade, cuja relevância tem aumentado tanto em termos sociais quanto econômicos no município.
De acordo com dados do Observatório Econômico da CDL, a quantidade de aposentados na cidade cresceu 34,8% nos últimos dez anos, passando de aproximadamente 27 mil, em 2014, para mais de 36 mil em 2024. No ano passado, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) repassou R$939,3 milhões a esse grupo, o que evidencia o impacto financeiro dessa faixa etária na economia local.
Segundo a presidente da CDL de Criciúma, Andréa Gazzola Salvalággio, o comportamento desse público exige atenção do setor comercial. “A terceira idade tem papel fundamental no desenvolvimento do nosso comércio. Esse público valoriza o acolhimento, a confiança e o respeito ao seu ritmo. Por isso, adaptar os espaços e garantir acessibilidade são ações essenciais para fortalecer os negócios e impulsionar nossa cidade”.
A projeção nacional acompanha essa tendência. Conforme estimativa do IBGE, até 2070, os brasileiros com mais de 60 anos deverão representar cerca de 38% da população, superando os 75 milhões de pessoas. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que o Brasil já está entre os seis países com maior número de idosos no mundo.
Esse cenário reforça a expansão da chamada economia prateada, termo utilizado para designar o mercado voltado ao público com mais de 60 anos. Esses consumidores, com perfil mais exigente e atento às próprias necessidades, valorizam conforto, acessibilidade e bom atendimento, demonstrando maior fidelidade às marcas que os reconhecem.