Coletiva vai reunir trabalhos de 24 artistas, representando a pintura, escultura, cerâmica, fotografia, tapeçaria e arte em mosaico
Criciúma
Serão completados em julho dez anos desde que a mostra Arte Pictória Medieval e Renascentista deu início ao Cultura Acic. Para celebrar esse momento histórico, o projeto desenvolvido pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic) abre este mês uma exposição comemorativa ao aniversário, reunindo trabalhos de 24 artistas.
Estarão expostas obras retratando diferentes manifestações artísticas: pintura, escultura, cerâmica, fotografia, tapeçaria e arte em mosaico. A abertura ocorrerá nesta quinta-feira (17), às 19h30, na galeria de arte da entidade.
Na ocasião, será exibido também o curta-metragem Os Tropeiros, audiovisual dirigido e roteirizado por Sander Hanh, com Chico Caprario e Marcello Zapelini. A entrada será gratuita, assim como a visitação durante os meses de exposição, a exemplo de todas as iniciativas do Cultura Acic.
“Entendemos que a cultura e a educação são essenciais para o desenvolvimento das cidades e por isso criamos esse projeto há dez anos. Para nossa satisfação, o Cultura Acic floresceu, se consolidou ao longo das gestões e se fortaleceu como um importante instrumento de valorização dos talentos locais”, afirma o ex-presidente César Smielevski.
Ele lembra que a iniciativa surgiu de uma provocação do médico Benito Gorini Borges. “Sou um apreciador da arte e tinha o desejo de compartilhá-la com mais pessoas, tornar o acesso mais fácil, e essa ideia encontrou na Acic o apoio necessário para virar realidade”, ressalta Gorini, mentor do projeto e integrante da equipe até os dias atuais, a exemplo da coordenadora Iara Gaidzinski.
“O Cultura Acic é um projeto plural, como bem mostra essa exposição comemorativa, que dá a oportunidade de trabalhos de diversos artistas locais serem conhecidos, reconhecidos e valorizados. Todos esses artistas já passaram pelo projeto ao longo desses dez anos e voltam a estar conosco nessa celebração”, observa a coordenadora.
“Essa participação demonstra o quanto esse projeto é relevante para o cenário cultural de Criciúma e região. A diretoria sente-se honrada em dar sequência ao Cultura Acic, reconhecendo a importância dessa área para o desenvolvimento socioeconômico regional”, declara o presidente da entidade, Franke Hobold.
A equipe do projeto é composta também pela artista Raquel Ávila, pela empresária Maria Salete Budni Milanezi e pela diretora executiva da Acic, Maria Julita Volpato Gomes.
Os artistas
Pintura
- Adair Fernandes
- Breno Stern
- Cleusa Soares
- Dudu Rodrigues
- Helen Rampinelli
- Juarez Machado
- Lelena Borges
- Luciano Martins
- Nunes Teixeira
- Raquel Ávila
- Raul Galli
Escultura
- Arlinda Volpato
- Dôra Zapelini
- Gil Galant
- João Venceslau
Cerâmica
- Jussara Guimarães (in memoriam)
- Simone Milak
- Zaira De Luca
Fotografia
- Geraldo Gomes Góes
- Isabel Coradi Gomes
- Tonico Alvares
- Tapeçaria
- Elke Hülse
- Mosaico
- Manas Bonetti