Tecnologia contra fraudes na educação
A Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina entregou à Secretaria da Educação uma ferramenta que cruza dados e aponta possíveis fraudes nos programas Universidade Gratuita e Fumdesc em menos de 24 horas. A tecnologia, que também foi repassada à Polícia Civil, será usada já na próxima etapa dos programas, permitindo checagens quase em tempo real, logo após a inscrição dos alunos.
A ideia é blindar os benefícios contra irregularidades e garantir que só quem realmente precisa tenha acesso. A medida integra uma série de ações capitaneadas pelo governo Jorginho Mello para reforçar o controle — entre elas, um grupo interinstitucional de fiscalização, simulador de carência, disque-denúncia e a padronização digital da documentação.
Darós no comando
Presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Márcio Darós vai assumir o comando do executivo a partir do próximo sábado. A posse, programada para o final da tarde de sexta-feira (18), mantém uma tradição aberta em 2009 pelo então prefeito Clésio Salvaro. É um gesto de proximidade entre executivo e legislativo, uma maneira de mostrar respeito ao poder que ajuda na condução da cidade. A licença de Vaguinho vem acompanhada do mesmo gesto de Salésio Lima e permite que Darós assuma, ainda que por uma semana, o comando da cidade. A saída de Vaguinho e a posse de Darós já eram previstas. O que chamou a atenção foi o momento. A justificativa é de que o fim de ano vai estar repleto de ações, como as dos 100 anos da cidade e os atos de Natal, e que, por isso, antecipar a posse do presidente do legislativo era o melhor caminho.
Consulta
A Prefeitura de Criciúma abriu ontem (14) e estabeleceu prazo de uma semana para uma consulta popular que pretende ouvir o criciumense para estabelecer as prioridades para investimentos em cada bairro. A pesquisa online vai servir para balizar investimentos que estarão no PPA, que será encaminhado ao legislativo. Segundo a secretária de Fazenda, Marluce Freitas, a medida é uma exigência legal. Na prática, é uma revisão do modelo de orçamento participativo que lá atrás já foi adotado por outras administrações.
Na festa
Vaguinho Espíndola aproveitou o fim de semana para participar de uma festa junina promovida por imigrantes nordestinos que por aqui vivem. Evento que ressaltou as tradições e a cultura da gente do Nordeste. Mas o que mais chamou a atenção foi a decisão do prefeito de anunciar a Rua da Gente como o endereço da próxima festa, programada para o ano que vem. Ao lado da vereadora Giovanna Mondardo, ele anunciou que o evento vai para a Rua da Gente.
Caos
O presídio regional de Araranguá está lotado e não é de hoje. Para amenizar o problema, a Justiça anunciou que promoverá a soltura de pelo menos 60 detentos. Serão escolhidos aqueles com menor periculosidade, que estão em vias de ir para o regime semiaberto. Não há o que fazer; a magistrada está cumprindo o que determina a lei. A culpa deste cenário é dos políticos de redes sociais, que não se mobilizam e permitem que a obra, que o Estado já deveria ter concluído para ampliar o número de vagas, se arraste.
Gigante
A edição deste ano da Festa da Tainha foi gigante. O prefeito Luiz Laurindo celebrou o resultado positivo ontem (14) na Rádio Cidade e avisou que a organização de eventos na praia vai ganhar cada vez mais força.
A Azul
O prefeito Neguinho não confirmou, mas é a Azul Linhas Aéreas a empresa que está mais perto de anunciar o início de operações comerciais no aeroporto de Forquilhinha. A Azul já esteve por aqui e voltaria para a tradicional ligação com o aeroporto de Viracopos, em Campinas. A expectativa é de que, em dezembro, já seja iniciada a venda de passagens.
Avanço
O coordenador regional do Deinfra, Miro Ghisi, fez ontem (14) um apanhado das obras do Estado que estão sendo executadas por aqui. “As obras do Anel Viário, da 445 em Içara e da 108 em Cocal estão em um bom ritmo e devem ser entregues no decorrer dos próximos meses. Principalmente a 445 e a 108”. Em tempo, é preciso elogiar o trabalho do Deinfra na recuperação da SC 443, ligação entre Criciúma e Morro da Fumaça.