Moradores relatam presença de lixo em rios mesmo após ações de limpeza

Criciúma

A prefeitura de Criciúma segue realizando serviços de desassoreamento e limpeza em rios e afluentes do município com foco na prevenção de alagamentos. As ações ocorrem nos bairros Vila Francesa e Renascer, nesta semana, e integram o plano preventivo da Secretaria de Infraestrutura e Obras e da Defesa Civil. O objetivo, segundo o governo municipal, é minimizar os riscos em áreas mais suscetíveis a cheias, especialmente durante períodos de chuvas intensas.

Nos locais atendidos, as equipes executam a retirada de resíduos sólidos dos cursos d’água, limpeza de taludes e desobstrução das bocas de lobo das redes pluviais. O prefeito Vagner Espindola afirmou que a colaboração da população é fundamental para que os resultados das ações sejam eficazes. “Durante as ações do programa ‘Criciúma, Quem Ama Cuida’, encontramos grande volume de lixo doméstico e inservíveis no leito do Rio Sangão, como móveis e aparelhos eletrônicos. Nosso cronograma será mantido, mas é essencial a colaboração dos moradores para que o trabalho tenha resultado efetivo e duradouro”, disse.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Cláudio Rosso Netto, a escolha dos locais segue critérios técnicos, conforme pontos considerados críticos no mapeamento de riscos. “Trabalhamos com base em um planejamento técnico que define os pontos mais críticos. A limpeza do leito dos rios, a retirada de sedimentos e a melhoria da drenagem são fundamentais para o escoamento das águas em dias de chuva intensa. O leito do rio não serve para depósito de camas e colchões”, afirmou.

Na Vila Francesa, está prevista a intervenção em cerca de 800 metros do leito do Rio Sangão. Moradores da área reconhecem a importância das ações, mas relatam que o descarte irregular de lixo ainda é frequente. “Quando chove forte, a água sobe muito rápido e todos ficamos apreensivos. O desassoreamento ajuda bastante, mas ainda vemos muito lixo sendo jogado no rio”, relatou o frentista Márcio Teixeira, morador da região há 14 anos.

Mesmo com os trabalhos de manutenção, o acúmulo de resíduos sólidos segue como um dos principais desafios. A prefeitura reforça que a preservação dos rios depende do engajamento coletivo dos moradores. “Na semana passada, o prefeito esteve aqui alertando sobre o descarte ilegal de lixo. Dias depois, encontramos novamente o mesmo ponto tomado por resíduos. É essencial que a população se engaje. A prefeitura está fazendo sua parte, mas o compromisso deve ser de todos”, relatou outro morador da Vila Francesa.

A próxima etapa do cronograma prevê intervenções no bairro Cristo Redentor, no Rio Cedro, seguido pelos bairros Santa Luzia, Universitário, Sangão e Verdinho. A expectativa da prefeitura é concluir os trabalhos em todas as regiões com rios e córregos até o fim deste trimestre.