Criciúma revitaliza monumentos e fortalece ações no Metropol

5

Cidade amplia serviços públicos e preserva memória do bairro em semana dedicada à comunidade local.

Criciúma

A Prefeitura de Criciúma realizou, ao longo desta semana, uma série de ações no bairro Metropol, distrito do Rio Maina, como parte da segunda etapa do programa “Criciúma, quem ama cuida”. Entre as principais iniciativas, está a revitalização de monumentos históricos situados na Praça Pedro Bratti, com destaque para a escultura em homenagem ao Esporte Clube Metropol e os bustos dos empresários Diomício Freitas e Santos Guglielmi. O trabalho integra a agenda do Gabinete Itinerante, projeto que aproxima a gestão das comunidades durante as comemorações do centenário de emancipação político-administrativa do município.

O prefeito Vagner Espindola destacou que a iniciativa coincide com os 80 anos de fundação do Metropol, clube que marcou a história do futebol catarinense. “Estamos revitalizando o monumento do E.C. Metropol, já que é uma estrutura em homenagem a um dos primeiros grandes times de futebol profissional de Santa Catarina”, afirmou. A escultura representa um carneiro branco deitado sobre uma bola com a insígnia do clube em verde, símbolo de valor histórico e afetivo para a região.

Durante a revitalização, foram feitas limpeza, pintura e medição técnica para a instalação de placas informativas. “Essas placas trarão informações como autoria da obra, data de instalação e contexto histórico, visando qualificar a comunicação patrimonial e promover o reconhecimento dos monumentos pela cidade”, explicou a presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Cristiane Zappelini.

Fundado em 1945, o Metropol conquistou cinco campeonatos estaduais e se destacou por excursionar à Europa em 1962, com 21 jogos disputados. “Temos um patrimônio próprio do esporte do Metropol, então precisamos manter essa história viva”, ressaltou o presidente do clube, José Clésio Salvaro, o Keco. Atualmente, o clube mantém projetos sociais com 152 crianças entre seis e 17 anos.

As ações da Prefeitura se estenderam também aos bairros Colonial, Laranjinha, Vila São José, Estaçãozinha, Vila Miguel, Rio Bonito, São Marcos e Vila Visconde, com serviços de saúde, iluminação, drenagem, educação, cultura e esporte. O cronograma incluiu melhorias em UBS, instalação de pontos de luz, obras de acessibilidade, reforço na sinalização e atendimento direto à população.