Uso inadequado de aquecedores e lareiras pode causar incêndios e intoxicações, segundo o CBMSC

Criciúma e Região

Com a chegada do inverno e a previsão de queda acentuada nas temperaturas em Santa Catarina, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMSC) orienta a população quanto aos cuidados necessários para prevenir acidentes domésticos, intoxicações e exposição excessiva ao frio.

De acordo com a corporação, a utilização de lareiras, fogões a lenha e aquecedores exige atenção. O uso inadequado desses equipamentos pode aumentar o risco de incêndios, especialmente quando estão próximos a materiais inflamáveis ou em locais sem ventilação. A recomendação é manter o ambiente arejado e utilizar somente aparelhos com certificação do Inmetro.

A lareira ecológica, por sua vez, deve ser manuseada com precaução redobrada. O CBMSC alerta para o risco de explosões se o álcool for colocado no recipiente ainda quente. Outra orientação importante é evitar sobrecarga em chaminés e respeitar as orientações dos fabricantes.

Em relação à saúde, as baixas temperaturas contribuem para a queda da imunidade. O CBMSC recomenda manter a ventilação dos espaços mesmo nos dias frios, além da higienização frequente das mãos e adoção de medidas para evitar a propagação de doenças respiratórias.

A população também deve tomar precauções com cobertores elétricos. A orientação é não usá-los em ambientes úmidos, evitar dormir com o aparelho ligado e supervisionar o uso por crianças e idosos. No caso dos aquecedores elétricos, é essencial que não sejam cobertos com tecidos ou outros materiais.

Outra medida importante é manter uma distância mínima de um metro entre fontes de calor e pessoas, principalmente crianças, idosos e animais de estimação. A ventilação constante também é necessária para evitar a concentração de gases tóxicos no ambiente.

Se houver qualquer ocorrência como incêndios, intoxicações ou outro tipo de emergência doméstica, a orientação é acionar imediatamente o telefone 193. “Muitos dos acidentes que atendemos poderiam ser evitados com medidas simples, como ventilar os ambientes ao usar aquecedores ou respeitar a distância segura de fontes de calor. É fundamental que a população tenha atenção redobrada ao manusear equipamentos de aquecimento. Em qualquer situação de risco, estamos prontos para atender a população. Basta ligar 193”, afirmou o subcomandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, major Renan Fernandes.