As suspeitas na UG

Um levantamento do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) apontou que ao menos 18.383 estudantes beneficiados pelos programas Universidade Gratuita e Fumdesc (Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense) estão matriculados com algum indício de irregularidade. Os dados foram apresentados na sessão desta quarta-feira (11).

A auditoria analisou cerca de 32 mil cadastros de alunos inscritos nos dois programas, nos dois semestres de 2024. Segundo o TCE, o valor potencial de recursos públicos em risco é de R$ 324 milhões, que poderiam estar sendo direcionados a estudantes que não atendem aos critérios legais, em prejuízo de alunos realmente carentes.

Entre os principais indícios encontrados estão: 4.430 alunos com inconsistência na renda declarada; 1.699 com possível vínculo empregatício não informado; 218 com naturalidade divergente; 117 estudantes não naturais de SC com suspeita de residência em outros Estados; 18 casos de familiares cadastrados como falecidos; 302 alunos com composição familiar divergente entre os sistemas CadÚnico, Universidade Gratuita e Fumdesc; 15.281 alunos com informações patrimoniais inconsistentes.

Além disso, o relatório destaca a falta de controle na verificação dos dados por parte das universidades e da Secretaria de Estado da Educação (SED). Os dados serão encaminhados ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para investigação criminal e de moralidade pública, e à Controladoria-Geral do Estado, para que o Executivo tome providências administrativas.

Paralelamente, o TCE/SC apura também a eventual responsabilidade das instituições de ensino superior na concessão irregular dos benefícios.

Devagar com o andor

Primeiro é preciso entender que são apenas suspeitas e que ainda precisam ser comprovadas. Além disso, ainda que sejam comprovadas, é preciso ressaltar que o programa não precisa e não deve ser demonizado. Quem fraudou, se fraudou, precisa ser responsabilizado e, a partir daí, se melhora o sistema. O programa é excepcional e, de fato, muda a vida das famílias.

Volta

O vereador Juarez de Jesus (PL) voltou a cobrar a implantação de uma ciclovia na avenida Centenário, em Criciúma. O parlamentar reforçou a necessidade de melhorias na mobilidade urbana da cidade. Em entrevista à Cidade em Dia, Juarez explicou que a pauta precisa voltar ao centro do debate.

Gripe

Santa Catarina enfrenta um aumento no número de internações causadas pela influenza neste outono. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), faz um alerta para o crescimento expressivo nos casos graves da doença, principalmente entre idosos, crianças e pessoas com comorbidades.

No Estado, de janeiro a maio de 2025, foram registrados mais de 1 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza ou gripe grave. No mesmo período do ano passado foram 879 casos, ou seja, houve um aumento de 20%. Em relação aos óbitos, também foi registrado um crescimento, com 126 óbitos em 2025, contra 66 no mesmo período de 2024.

Secretários e adjuntos empossados

O governador Jorginho Mello empossou na quarta-feira (11), em cerimônia na Casa d’Agronômica, os novos secretários de planejamento e de ciência, tecnologia e inovação, além dos secretários adjuntos de turismo e da SCTI. Também foi anunciado o nome indicado para a presidência do Ciasc. Assumiram os cargos Fabrício Oliveira (planejamento), Edgard Usuy (SCTI), André Moser (turismo adjunto), Ruy Ribas (SCTI adjunto) e Gustavo Madeira da Silveira (indicado para o Ciasc). Os empossados assinaram o termo de posse e receberam o plano de governo.