Bolsonaro depõe e nega golpe
O ex-presidente Jair Bolsonaro negou ontem (10) ter cogitado um golpe de Estado para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, eleito em 2022. Em depoimento ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), Bolsonaro afirmou que a medida “nunca foi discutida” durante seu governo.
“Da minha parte, nunca se falou em golpe. Golpe é abominável. O afterday é imprevisível e danoso para todo mundo”, disse o ex-presidente. “O Brasil não poderia passar por uma experiência dessa.”
A declaração foi dada durante o interrogatório no inquérito em que Bolsonaro é réu por suposta participação em uma trama golpista. Ele é acusado de tentar reverter o resultado das eleições e impedir a posse de Lula.
Além de tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro responde por outros crimes graves, como tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Somadas, as penas podem ultrapassar 30 anos de prisão.
Primeira vez na história
Esta é a primeira vez que um ex-presidente eleito se torna réu por crimes contra a ordem democrática desde a Constituição de 1988. O interrogatório, que deve seguir até as 20h, também contará com perguntas do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e dos advogados de outros réus. Bolsonaro está entre os oito acusados que integram o chamado núcleo 1 da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Minuta do golpe
Bolsonaro também negou ter elaborado qualquer “minuta de golpe” para justificar uma intervenção militar após as eleições. O ex-ajudante de ordens Mauro Cid, que depôs na segunda-feira (9), disse à Justiça que o ex-presidente teria participado da revisão do documento.
Segundo Cid, Bolsonaro enxugou o texto original e propôs inserir dispositivos que permitissem a prisão de ministros. O ex-presidente rejeitou a acusação: “Não procede o enxugamento. As informações que eu tenho é de que não tem cabeçalho nem o fecho”, afirmou Bolsonaro.
“Sempre estive do lado da Constituição”
O ex-presidente também alegou nunca ter adotado medidas contra a Constituição. “Eu sempre tive o lado da Constituição. Refuto qualquer possibilidade de minuta de golpe que não esteja enquadrada nela”, completou.
Legislativo em Ação
No dia segunda-feira (25), Criciúma será palco de uma importante iniciativa voltada à qualificação legislativa. A cidade vai sediar uma edição do programa “Legislativo em Ação”, promovido em parceria entre a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e a Escola do Legislativo da câmara de vereadores.
O evento será realizado no auditório da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), a partir das 13h. A atividade é aberta a vereadores, servidores públicos e à comunidade em geral.
Com o tema “Programa Qualifica – Mandato de Excelência”, a programação busca incentivar boas práticas legislativas, focando no planejamento de mandatos e na defesa da moralidade pública.
Oportunidade para qualificação
Para o presidente da Escola do Legislativo de Criciúma, vereador Marcos Machado (MDB), conhecido como Marquinho, o evento será uma chance única para fortalecer o trabalho dos legisladores da região. “Vamos aprofundar conhecimentos sobre planejamento de mandatos e moralidade pública. É uma tarde de muito aprendizado para quem atua ou se interessa pelo Legislativo”, destacou o vereador. O programa integra uma série de ações da Alesc para capacitar câmaras municipais e aproximar o Legislativo da sociedade catarinense. A expectativa é de que o encontro também incentive a troca de experiências entre os participantes.
Inovação
O vereador Aldinei Potelecki (Republicanos) participou de dois dos mais importantes eventos de inovação e gestão pública de Santa Catarina: o Eli Summit SC e o Connect Cities 2025, realizados na última semana no Centro de Inovação Norberto Frahm, em Rio do Sul. O encontro reuniu gestores públicos, especialistas e lideranças de diversas regiões do estado, com foco em soluções inovadoras para o desenvolvimento das cidades. A programação incluiu painéis, oficinas, visitas técnicas e momentos de integração entre os participantes.
Limpeza
A limpeza do rio Três Ribeirões, no trecho que corta os bairros Marili, Liri e Nossa Senhora de Fátima, foi solicitada à Prefeitura por meio de indicação do vereador Rodrigo da Silva Gonçalves (PP). De acordo com o vereador, o serviço apontado ocorre em virtude de diversas reclamações recebidas de moradores. “É importante manter a limpeza do rio, sem acúmulos de lixo e mato alto, evitando assim a proliferação dos mosquitos da dengue e demais animais peçonhentos”, disse Gonçalves.