Gade reúne voluntários para auxiliar forças de segurança em ocorrências graves

Içara

A Prefeitura de Içara, por meio da Defesa Civil, está ajudando o Grupo de Apoio a Desastres (Gade) na estruturação para ampliar o atendimento na Região Carbonífera (Amrec). Formado por voluntários anônimos, o grupo busca o apoio do Estado para ser equipado com viatura, ambulância, caminhão-pipa, jipe, dentre outros aparatos necessários para prestar auxílio em ocorrências de grande porte. A Prefeitura será o elo entre o GADE e o Estado para o recebimento dos veículos e equipamentos.

Apenas em Içara, o GADE conta com 64 integrantes e dispõe do conhecimento técnico necessário para atuar em qualquer tipo de situação. O grupo reúne médicos, policiais, bombeiros e advogados, que sempre acionam os voluntários mais competentes para cada eventualidade. A maioria dos voluntários são içarenses, por isso a base do movimento fica no município, mas os atendimentos são realizados em toda a região.

“Eles não irão trabalhar com prevenção, serão acionados diretamente pelos coordenadores da Defesa Civil em casos de extrema necessidade”, pontua Vitor Dutra, coordenador da Defesa Civil de Içara e presidente do colegiado da Amrec. “Eles já atuaram no combate ao frio e à estiagem e, agora, nas rondas escolares, também estão nos ajudando”, completa.

Dutra reforçou que tratam-se de pessoas treinadas e capacitadas nas mais diversas áreas de atuação em desastres e que permanecem à disposição no momento da ocorrência para atuar juntamente ao Governo Municipal na mitigação e resolução de crises. “O GADE é um braço da Defesa Civil que surgiu em meados de 2006, pouco tempo após o furacão Catarina. Agora, eles nos procuraram para juntos buscarmos esse fortalecimento com equipamentos vindos do Estado”, destaca.

Como Içara é uma cidade que também vem sofrendo com ocorrências climáticas nos últimos anos, é de interesse da Administração Municipal uma melhor estruturação da iniciativa. “Neste encontro foram trazidas algumas demandas e, principalmente, soluções para reforçar e estruturar este grupo fundamental para o desenvolvimento das atividades voltadas a atendimentos de emergência. Qualquer forma de ampliarmos a segurança do nosso cidadão terá o nosso apoio”, afirma a prefeita Dalvania Cardoso.