Consumidores pagarão R$ 4,46 a mais a cada 100 kWh usados
Da Redação
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou ontem (3), que a bandeira tarifária da energia passará para vermelha, patamar 1, a partir de junho, o que resultará em um acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. A medida foi adotada devido à previsão de menor geração hidrelétrica em comparação ao mês anterior.
De acordo com a Aneel, a alteração ocorre “diante do cenário de afluências abaixo da média em todo o país indicado pelo Operador Nacional do Sistema”, o que provocará o aumento dos custos de geração e o acionamento de fontes mais onerosas, como usinas termelétricas.
Em maio, a Aneel havia acionado a bandeira amarela, em função da transição do período chuvoso para o seco e das previsões de chuvas e vazões abaixo da média nas regiões dos reservatórios.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 pela Aneel com o objetivo de indicar aos consumidores os custos variáveis da geração de energia elétrica. Ele é dividido em níveis que sinalizam o custo para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia utilizada em residências, estabelecimentos comerciais e indústrias.
Com o acionamento da bandeira vermelha patamar 1, a Aneel ressaltou a necessidade de conscientização e do uso responsável da energia elétrica, buscando minimizar os impactos do aumento tarifário para os consumidores.