Manifestação aconteceu de forma pacifica na manhã de ontem através de cartazes para mostrar a insatisfação com a instituição

Criciúma

A manhã de ontem foi de protesto em frente ao Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC) por melhoria no atendimento à população que procuram a instituição. O Conselho Municipal de Saúde de Criciúma tem recebido diversas reclamações de mau atendimento e de inclusive familiares que denunciaram que seus filhos morreram pela instituição não prestar atendimento adequado.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Criciúma, Júlio César Zavadil, há alguns anos que o Conselho vem recebendo reclamação de pais e familiares de pacientes que procuraram o hospital para atendimento e não foram bem atendimentos. Alguns casos, são denúncias de crianças que inclusive morreram pela falta do atendimento adequado. Zavadil explicou que a principal reivindicação da manifestação é exatamente a humanização do atendimento.

“Nós temos tido muitos problemas há bastante tempo no HMISC. O Conselho Municipal de Saúde, tem cobrado melhorias no atendimento do Hospital Santa Catarina. Nós temos marcado reuniões onde o hospital não participa. O Conselho Municipal de Saúde é deliberativo, fiscalizador, é o órgão que tem que estar à frente dessa questão da saúde”, explicou Zavadil.

Segundo ele, é necessário que o hospital coloque mais funcionários para fazer o atendimento, especialmente no pronto socorro, onde as famílias muitas vezes esperam por mais de três horas para serem atendidas. “Não dá ne para mensurar a aflição destes pais, que estão com os filhos doentes e chorando de dor e ter que esperar na fila este tempo todo”, pontua.

Segundo ele, alguns encaminhamentos serão dados sobre a manifestação, como levar a demanda para o Conselho Municipal de Saúde e também será feita uma pesquisa sobre a saúde pública do município, como a qualidade do atendimento, a limpeza, o tempo de espera, e dentro do questionário também será abordado sobre o atendimento no Hospital Santa Catarina. “Muitas vezes escutamos que através de pesquisa, a saúde de Criciúma está boa, mas queremos certificar fazendo uma abordagem através do Conselho Municipal de Saúde, onde o entrevistado terá a sua identificação com apresentação de documento e assinatura”, enfatiza Zavadil.

Em contato com a Assessoria de Imprensa do Ideas, que administra do HMISC, houve uma resposta através de nota:

A excelência dos serviços prestados à sociedade pelo Hospital Materno-Infantil Santa Catarina foi recentemente autenticada com o selo de reconhecimento da Organização Nacional de Acreditação (ONA) na categoria Serviços Hospitalares. Para ter a qualidade reconhecida, a unidade precisou atender a padrões reconhecidos internacionalmente pela ONA.

Para conquistar a acreditação pela primeira vez em sua história, a unidade superou os 70% da meta estipulada dos padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. Na avaliação foram avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. O HMISC é hoje a única unidade materno-infantil de Santa Catarina a ostentar a certificação.

Além disso, o Hospital Santa Catarina acaba também de receber pelo terceiro ano consecutivo o selo de Alta Conformidade pela Segurança do Paciente em UTIs, título concedido pela Anvisa, principal órgão fiscalizador do país na área da saúde.

Importante ainda observar que 70% da demanda de atendimentos são pacientes que deveriam ser atendidos em Unidades Básicas de Saúde e UPAs pois apresentam sinais e sintomas não caracterizados como urgência e emergência, níveis que são de competência desta unidade hospitalar. Números do último trimestre deste apontam que apenas 24 pacientes foram classificados como emergência e 3.141 como urgência. Porém, somente no último mês, o Hospital Materno-Infantil atendeu cerca de 8 mil pacientes via porta de entrada de nossos Pronto Atendimentos.

Quanto ao questionamento de não repasse de informações dos pacientes aqui internados, em especial o público infantil no qual se trata esta manifestação, não há objeções. Salientamos que, em todo o período de internação, os pacientes estão acompanhados de seus familiares, que possuem acesso direto à equipe multiprofissional da unidade.

A direção do HMISC ainda reforça que a unidade vem fazendo, sistematicamente nos últimos meses, discussões com a saúde pública de Criciúma para buscarem juntas soluções para um atendimento ainda melhor às demandas da população.