Produção no estado cresceu 8,5%, segundo o IBGE, com destaque para o setor metalmecânico

Da Redação

Santa Catarina registrou crescimento de 8,5% na produção industrial no primeiro trimestre de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024. O resultado, divulgado pelo IBGE ontem (14), foi o maior entre todos os estados pesquisados e ficou acima da média nacional, que foi de 1,9%.

Os dados apontam que os 14 segmentos industriais avaliados em Santa Catarina apresentaram expansão no período. A maior alta ocorreu na fabricação de produtos de metal, com 23,8%, seguida pela produção de máquinas e equipamentos, com 21,4%. Outros setores com crescimento relevante foram o de veículos (14,7%), de produtos minerais (14%) e de móveis (13,2%).

A indústria têxtil teve elevação de 7,9%, enquanto a de produtos alimentícios subiu 5,7%. A fabricação de produtos químicos cresceu 6,2%, de madeira, 3,7%, e de celulose, papel e derivados, 2,1%.

“A indústria é o motor da nossa economia e o Estado é parceiro do setor com incentivos que estimulam o crescimento”, disse o governador Jorginho Mello.

Segundo o secretário de indústria, comércio e serviço, Silvio Dreveck, “o setor, de forma geral, está produzindo mais, investindo na ampliação de plantas industriais e gerando mais empregos”. Ele afirmou ainda que “as exportações também estão em alta, com crescimento até aqui de 7,5% em 2025”.

A Fiesc informou que a intenção de investir entre empresários catarinenses chegou a 63,4 pontos em uma escala de 0 a 100. A taxa de utilização da capacidade instalada na indústria do estado está em 74%, superior à média nacional, de 69%.