Evento em Chapecó reúne 5 mil pessoas e lideranças de vários partidos em apoio ao nome do PSD para 2026
Chapecó e Estado
João Rodrigues, atual prefeito de Chapecó, lançou sua pré-candidatura ao governo de Santa Catarina pelo PSD na manhã de sábado (22), em evento que reuniu mais de 5 mil pessoas no Parque de Exposições Efapi, em Chapecó. Com presença de lideranças de partidos como MDB, PP, Novo, União Brasil e Democracia Cristã, o ato evidenciou o avanço das articulações políticas em torno do nome de Rodrigues, que aparece como principal adversário do atual governador, Jorginho Mello (PL), na disputa de 2026.
A pré-candidatura teve a chancela pública do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, por meio de vídeo exibido no evento. “Você tem todas as condições de nos representar nesta nova jornada. Vamos, juntos, alcançar a vitória para governador”, afirmou Kassab, rebatendo rumores sobre um possível distanciamento entre a executiva nacional e o projeto catarinense.
O governador do Paraná, Ratinho Júnior, foi uma das principais figuras políticas presentes no evento. Em seu discurso, classificou Rodrigues como “um gestor de mão cheia” e defendeu sua capacidade de liderar o estado. Já o presidente da Assembleia Legislativa de SC, deputado Júlio Garcia, projetou o futuro: “Tenho certeza de que, em 2026, teremos João Rodrigues como governador de Santa Catarina”.
Rodrigues discursou afirmando que seu projeto é estadual, e não restrito a Chapecó. “Quero apresentar um projeto para todo o Estado. Só conseguimos reunir milhares de pessoas de todas as regiões quando temos um projeto que abrange todo o Estado”, disse ele, destacando o equilíbrio regional e sua experiência administrativa.
O presidente estadual do PSD, Eron Giordani, foi o primeiro a discursar e criticou “a política do improviso”, elogiando o planejamento defendido por Rodrigues. Segundo ele, o pré-candidato vai percorrer todas as regiões para ouvir a população e apresentar propostas concretas.
O evento também marcou uma demonstração de força do grupo político de Rodrigues, com a adesão de figuras como o ex-prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, e o atual prefeito da cidade, Vaguinho Espíndola. Ambos reforçaram a liderança do chapecoense. “João representa a força e a união de Santa Catarina”, disse Espíndola. Para Salvaro, “é com João que nós vamos”.
Ao final de seu discurso, Rodrigues citou o ex-governador Luiz Henrique da Silveira, demonstrando otimismo: “Ganhar ou perder faz parte do jogo, mas já posso sentir na pele o gosto da vitória”.