Dia da Água mobiliza região com atividades educativas e ambientais

11

Ações incluem distribuição de mudas, palestras, visitas técnicas e interações com estudantes

Criciúma e Região

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (21), diversas cidades da região promovem eventos educativos e ambientais para conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos hídricos. As atividades envolvem distribuição de mudas, palestras, visitas técnicas e interações com estudantes em diferentes espaços públicos e instituições.

Distribuição de mudas

Nesta sexta-feira (21), a Diretoria do Meio Ambiente de Criciúma (Dmacri) organiza atividades na Praça Nereu Ramos e na Praça do Congresso. Pela manhã, a partir das 9h, a população pode retirar mudas de árvores frutíferas e ornamentais, como pitanga, palmito e azaleia, em uma tenda montada no local. Também serão distribuídos panfletos informativos e copos d’água para incentivar a conscientização sobre o uso racional da água.

No período da tarde, a partir das 14h, a Praça do Congresso receberá alunos do 3º ano da Escola Municipal Eliza Sampaio para atividades educativas sobre o ciclo da água. “Precisamos criar uma consciência ambiental desde cedo, ensinando as crianças que a água é um bem coletivo e vital para todos”, afirma Walter Tiscoski, coordenador-geral do Meio Ambiente e Saneamento Básico de Criciúma.

Saneamento básico

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) também participa da programação na Praça Nereu Ramos, das 9h às 11h30, com a equipe do programa Trato por Criciúma. Além de levar informações sobre saneamento básico, a equipe distribuirá brindes e esclarecerá dúvidas da população sobre ligação de esgoto e manutenção da infraestrutura sanitária. “Vamos explicar a importância da ligação correta ao sistema público e como evitar problemas como entupimentos e contaminação de água”, destaca o engenheiro Eduardo Neckel.

O evento também contará com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Criciúma e da RAC Saneament, empresa especializada em tratamento de resíduos sólidos.

Visita ao ETA

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), em parceria com a Fundação Municipal de Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf), promove visitas técnicas à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Distrito de Estação Cocal. De segunda a sexta-feira, mais de 260 alunos dos quintos anos de escolas municipais aprenderão sobre processos de tratamento da água e impacto da poluição.

“Quando ensinamos as crianças a valorizar a água, formamos cidadãos mais conscientes. Pequenas ações diárias podem garantir um futuro mais sustentável”, ressalta o diretor do Samae, Natan Felipe Souza. Já a diretora da Fumaf, Silvia Sartor Roseng, enfatiza que a educação ambiental inclui temas como redução do desperdício, reciclagem e proteção da biodiversidade.

Caminho das Águas

Em Urussanga, a Praça Anita Garibaldi recebe a primeira edição do evento “Caminho das Águas: Preservar Hoje e Garantir o Amanhã” nesta sexta-feira (21), das 8h30 às 11h e das 13h às 16h30. A iniciativa da Prefeitura, em parceria com o Samae e diversas secretarias municipais, tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da conservação da água.

Mais de 400 estudantes do terceiro ao quinto ano participarão de atividades interativas, como simulações de contaminação de lençóis freáticos, testes de qualidade da água e oficinas de combate ao Aedes aegypti. “Somente com educação e boas práticas garantiremos um abastecimento sustentável para as próximas gerações”, afirma Renato Bez Fontana, vice-prefeito e diretor do Samae.

O evento também contará com doação de mudas nativas, exposição de desenhos e contação de histórias com música, promovendo uma abordagem lúdica e educativa sobre a preservação da água.