Projeto de lei, proposto por Charles Cargnin, visa manter ensino tradicional sem influências ideológicas nas escolas municipais
Içara
Os vereadores de Içara aprovaram na noite de segunda-feira (18), um projeto de lei que proíbe a abordagem da ideologia de gênero no ambiente escolar do município. A proposta, apresentada pelo vereador Charles Cargnin, foi debatida e obteve apoio da maioria da Câmara.
De acordo com Cargnin, o objetivo do projeto é garantir que a grade curricular das escolas mantenha o foco no ensino tradicional, sem influências ideológicas. “Não tenho nada contra gênero algum, mas não podemos permitir a romantização do tema dentro das escolas. Precisamos assegurar que o aprendizado das crianças esteja pautado no conhecimento e não em incentivos ideológicos”, afirmou o vereador.
O parlamentar também destacou que a proposta está alinhada com a atual gestão municipal, evitando possíveis mudanças caso um governo de viés diferente assuma futuramente. Além desse projeto, Cargnin tem outras iniciativas em andamento, como a instituição do Dia do Conservadorismo, a proibição de músicas com apologia ao sexo, drogas e violência, além de uma medida contra a linguagem neutra. Outra proposta visa estabelecer critérios distintos para homens e mulheres em testes físicos de concursos públicos, com base no sexo biológico.