Empregos na Amrec
Janeiro terminou com saldo positivo de 639 postos de trabalho com carteira assinada na Amrec. Os dados foram divulgados pelo Caged. Dos 12 municípios que compõem a região, apenas dois registraram saldo negativo.
O destaque na geração de vagas ficou com Forquilhinha, que registrou a abertura de 180 postos de trabalho. Em seguida, aparecem Orleans, com 109 vagas, e Urussanga, com 97. Também tiveram saldo positivo Balneário Rincão (40), Cocal do Sul (92), Içara (5), Lauro Müller (21), Morro da Fumaça (39), Nova Veneza (77) e Treviso (32).
Maior cidade da Região Carbonífera, Criciúma teve um janeiro negativo. Segundo o Caged, foram 44 demissões a mais que as contratações ao longo do mês. A outra cidade que também registrou déficit foi Siderópolis, com saldo negativo de nove vagas.
Lula alfineta Jorginho
O presidente Lula aproveitou evento em São Paulo, de lançamento do edital para construir um túnel no mar entre Santos e Guarujá, para alfinetar o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL). Lula se dirigia ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, quando disparou:
“Devo ir na semana que vem ao estado do governador que mais fala mal de mim. Vou a Santa Catarina e vou a Itajaí para realizarmos, no porto, a intervenção que precisa. Aquilo ficou parado dois anos, mas vamos movimentar novamente o porto, que é o segundo maior terminal de contêineres de Santa Catarina. Não me importa o que ele vai falar, o que ele vai pensar. Você sabe quem é o governador, Tarcísio, mas eu quero é que Santa Catarina se desenvolva. Eu quero que o Brasil cresça, e essa briga política tem que ficar no passado”.
Bolsonaro cita Júlia
O ex-presidente Jair Bolsonaro, que mantém a sanha de ser candidato à presidência no pleito do ano que vem, aproveitou uma entrevista ao jornalista Leo Dias para anunciar seus nomes de preferência para a disputa do Senado por Santa Catarina na eleição do próximo ano. Textualmente, ele falou em Júlia Zanatta e Caroline de Toni. Júlio já tem apoio de várias lideranças do partido na região e segue trabalhando para consolidar seu nome.
Manutenção
A revitalização da Rodovia Jorge Zanatta, no bairro Presidente Vargas, em Içara, foi solicitada pelo vereador Rodrigo da Silva Gonçalves (PP). O parlamentar apresentou requerimento ao coordenador regional Sul de Infraestrutura, Miro Ghisi, na sessão ordinária de segunda-feira (24).
“É uma rodovia muito importante para a mobilidade urbana da região. Além de acesso para diversos bairros, possui muitas empresas”, disse Gonçalves. Ele ressaltou que o pedido tem a finalidade de tornar mais ágil e seguro o tráfego de veículos. “A estrada está em péssimo estado de conservação.”
Caiu
A proporção de trabalhadores informais no país caiu de 39% para 38,3% no trimestre encerrado em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Isso significa que, dos 103 milhões de trabalhadores no país, 39,5 milhões desse total trabalhavam sem carteira assinada ou sem CNPJ, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgada nesta quinta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
De acordo com o IBGE, o número de empregados sem carteira no setor privado cresceu 3,2% na comparação anual, com incremento de 436 mil pessoas.
Aeroporto
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), planeja viabilizar voos regionais para o Aeroporto Diomício Freitas, de Forquilhinha. O Estado está negociando com uma empresa aérea para a criação de linhas que perpassam vários municípios catarinenses.
“O projeto novo que temos é de fazer voos regionais, e vamos utilizá-lo [Aeroporto de Forquilhinha] muito. Voos nacionais são difíceis, mas regionais são possíveis”, declarou o governador.
Jorginho afirma que o Estado está criando uma associação com uma empresa aérea para que esta compre dois novos aviões e passe a conduzir voos regionais em Santa Catarina. Nos planos do governador, as linhas iriam do Oeste ao Sul ao longo do dia.