A pesquisa CNT
A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgou ontem (25) uma pesquisa que mostra a avaliação da Prefeitura e o desempenho do presidente Lula, bem como as opções para a eleição presidencial de 2026 e o cenário econômico. Com relação à avaliação da Prefeitura, 44% dos entrevistados consideram que o desempenho da gestão Lula é ruim ou péssimo. 28,7% consideram o governo como bom ou ótimo e outros 26,3% entendem que o governo é regular. 1% dos entrevistados não responderam.
A pesquisa também tenta desenhar um cenário para o processo eleitoral do ano que vem. Quando a pergunta é espontânea, aquela em que o entrevistado não recebe um cartão com opções de resposta, Lula aparece com 23,5% dos votos. Ele é seguido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que tem 19,6% das intenções. Nomes como Ciro Gomes, Pablo Marçal e Tarcísio de Freitas também aparecem na pesquisa, mas nenhum se aproxima dos 2%.
A pesquisa também tem cenários estimulados. No que mantém o confronto Lula e Bolsonaro, a disputa na estimulada está empatada. Lula tem 30,3% e Bolsonaro, 30,1%. O terceiro colocado nesta projeção é Ciro Gomes, que tem 9,8% dos votos.
Quando Bolsonaro sai do cenário, Lula lidera com 30,4% dos votos. Ciro Gomes surge em segundo com 14,3%, Tarcísio de Freitas vem em terceiro com 14% e Pablo Marçal em quarto com 13,2%.
Um dos cenários pesquisados pela CNT também avalia a eleição sem a presença de Lula e de Jair Bolsonaro, que são substituídos por Fernando Haddad e Tarcísio de Freitas. Nessa projeção, quem lidera é Ciro Gomes, que aparece com 19,7%. Em segundo surge o ministro Fernando Haddad, com 16,2%, Tarcísio de Freitas fica em terceiro com 14,4% e Pablo Marçal tem 14%.
Sancionada
Foi sancionada a Lei nº 720, de autoria do vereador Juninho Motta (PSD), que dispõe sobre a implementação de programa junto à Rede de Educação Municipal de Balneário Rincão, pública e privada. O objetivo é orientar os pais, responsáveis e alunos, e capacitar professores sobre os malefícios das músicas com letras que façam apologia ao crime, ao uso de drogas, pornografia e linguajar obsceno.
Conforme a Lei, considera-se apologia ao crime qualquer conteúdo musical que faça menção à defesa, justificativa ou elogio a fato tipificado como crime ou contravenção, ou ainda que enalteça ou elogie autor de prática de infrações penais.
Qualificando
A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria de Educação, realizou mais uma etapa do Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). As professoras da rede municipal de ensino passaram pela formação, que ocorre de forma continuada e visa fortalecer as práticas pedagógicas destinadas ao desenvolvimento da linguagem oral, da leitura e da escrita na educação infantil.
Mudança
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está preparando uma medida provisória (MP) para liberar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) retido por trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário, mas não utilizaram o valor como garantia para empréstimos.
A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo e confirmada pela CNN junto a dirigentes sindicais e fontes do governo.
Como funciona o saque-aniversário?
Atualmente, todo trabalhador com carteira assinada pode sacar parte do FGTS no mês de seu aniversário. No entanto, pelas regras vigentes, o saldo restante fica bloqueado por dois anos e não pode ser retirado, nem mesmo em caso de demissão sem justa causa – o trabalhador tem direito apenas à multa rescisória de 40% sobre o total depositado pelo empregador.
Mudanças em estudo
O governo busca flexibilizar essas restrições, permitindo que o saldo seja acessado de forma mais ágil pelos trabalhadores. A expectativa é que a MP seja editada em breve, facilitando o acesso ao recurso para quem não utilizou o valor como garantia de crédito.
A medida é defendida por sindicatos e representantes dos trabalhadores, que argumentam que a retenção do saldo compromete a segurança financeira dos demitidos.
AVC
Na manhã desta terça-feira (25), o Hospital São José de Criciúma sediou uma reunião importante para ampliar as ações de prevenção aos casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). O encontro contou com a presença de representantes da farmacêutica Boehringer Ingelheim, médicos e profissionais do Hospital São José. O objetivo foi discutir a implementação do Programa Cidade Angels no município. O foco do programa é o atendimento aos casos de AVC.