Mais quatro anos de transformação
A eleição para a escolha da nova gestão superior da Unesc está confirmada. Será na segunda-feira (11) de março. Mais que isso, o resultado também já está praticamente sacramentado. Luciane Ceretta seguirá no comando da instituição e terá como vice a atual pró-reitora Gisele Coelho Lopes. Na prática, estão assegurados mais quatro anos de transformação e de saldo positivo para a nossa universidade.
A chapa a ser eleita comandará a universidade entre junho de 2025 e junho de 2029. Referência nos mais variados temas, a Unesc também é referência quando o assunto é a eleição de reitoria. A eleição é um processo democrático que envolve a participação de toda a comunidade acadêmica, incluindo estudantes, professores e técnicos administrativos. Esse modelo de eleição reflete o compromisso da Unesc com a gestão democrática e participativa, característica das universidades comunitárias, permitindo que todos os segmentos da comunidade acadêmica contribuam na definição dos rumos da instituição.
A reitora e sua equipe fazem por merecer mais um mandato. Ao longo dos últimos oito anos, a Unesc se agigantou e se tornou referência em pluralidade, ambiente excelente para trabalhar, pesquisa, extensão e qualidade de ensino. Quando chegou ao comando da Unesc, a reitora fez questão de eleger um slogan: a Unesc é a “Nossa Universidade” — e ela fez o slogan se tornar realidade. Nunca antes Criciúma e região tiveram um sentimento tão grande de pertencimento em relação à universidade. A Unesc vive um novo patamar, e esse reconhecimento deve conduzir a reitora a mais quatro anos no comando da Nossa Universidade.
Voos comerciais
Em entrevista ontem à rádio Som Maior, o governador Jorginho Mello disse que trabalha para viabilizar o desejo do prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, de ver novamente voos comerciais no aeroporto Diomício Freitas. A tendência é que sejam voos regionais, ligando o estado com uma aeronave de pequeno porte, mas já é um início para que o aeródromo volte a funcionar.
Encaminhado
O presidente do Comitê Gestor de Içara, Jandir Soratto, segue trabalhando com a prefeita Dalvania Cardoso e com o vice Alex Michels para definir os demais componentes do comitê. Estamos fazendo os últimos ajustes e, nos próximos dias, já vamos definir os primeiros encontros para tratar dos principais assuntos da cidade.”
Alerta
A Prefeitura de Morro da Fumaça alerta que constatou uma nova forma de tentativa de golpe envolvendo o nome da administração municipal. Dessa vez, a pessoa alvo dos golpistas recebe uma mensagem por e-mail contendo o endereço de e-mail, número de CNPJ, nome da empresa, telefone de contato e o aviso de que, ao clicar no botão disponível abaixo, o empresário poderá baixar o comprovante de uma transferência via Pix, que seria referente a uma suposta restituição. A municipalidade esclarece que qualquer contato realizado pela prefeitura por meio de correspondência eletrônica partirá de um endereço de e-mail com o final @morrodafumaca.sc.gov.br.
Em Brasília
O prefeito Vaginho Espíndola está em Brasília cumprindo agenda em um evento de prefeitos e prefeitas e aproveitando para buscar parcerias com o governo federal a fim de viabilizar obras na cidade. O próximo passo é aproximar o governo de Jorginho Mello para assegurar também o apoio e as verbas do estado.
Este mês
A primeira parcela do Pé-de-Meia será depositada ainda neste mês aos quase 4 milhões de alunos que concluíram o ensino médio público no ano letivo de 2024. Foi o que afirmou, na quinta-feira (13), pela rede social X, o ministro da Educação, Camilo Santana. Na quarta-feira, o Tribunal de Contas da União decidiu liberar o benefício, que estava bloqueado porque os recursos para o programa não constavam no Orçamento de 2025. Os estudantes poderão consultar os depósitos no aplicativo Jornada do Estudante. O valor do Pé-de-Meia é de R$ 1 mil. O benefício é depositado pela Caixa Econômica Federal nas contas bancárias que foram abertas automaticamente nos nomes dos estudantes.