Canabidiol e o Parkinson

Entender os efeitos do canabidiol e da atividade física em pacientes com o mal de Parkinson. Esse é o objetivo de uma pesquisa que a Unesc pretende iniciar a partir de fevereiro. Com todo o protocolo já aprovado, a universidade trabalha, neste momento, na busca por voluntários para o estudo.

“Estamos em busca dos nossos voluntários, que vão atuar neste trabalho, para que possamos entender que efeitos o óleo terá sobre essas pessoas”, explica a professora e pesquisadora Flávia Rigo. 

Segundo ela, o estudo será realizado por muitas mãos e contará, inclusive, com uma equipe de médicos de São Paulo. A pesquisa deve ter início em março. “Para que eles possam ser acompanhados em todos os detalhes, as reações, possíveis efeitos colaterais. O importante é que essas pessoas ajudarão, inclusive, a tornar o tema mais popular e, com isso, afastar a polêmica.”

O uso do canabidiol em pacientes ganhou força de lei em Santa Catarina e, em breve, o fornecimento desse medicamento passará a ser feito pelo SUS. A proposta, apresentada pela deputada Paulinha e pelo deputado Vicente Caropreso, já foi aprovada pela Alesc. A professora e pesquisadora Flávia Rigo destaca que a medida é um avanço para os pacientes. “Porque o acesso não é fácil, porque é caro, e permitir que o SUS possa ofertar esse tratamento para todas as doenças em que já há um indicativo é, sim, um grande avanço.” 

Empreendedor

O vereador Higor Robetti está defendendo, em Içara, a criação de uma Casa do Empreendedor para o município. “Existe necessidade de apoiar e fomentar a criação de novos negócios e a expansão dos já existentes”, defende Robetti.

Segundo o vereador, há na cidade demanda dos empreendedores locais por espaços de apoio e recursos para desenvolver seus negócios. Ele afirma que a iniciativa vai ao encontro de um pedido dos empreendedores da cidade. “Em conversas com muitos comerciantes, lojistas e, principalmente, pequenos empresários, percebemos que é necessário haver, na prefeitura, um lugar unificado. Um espaço com atendimento especializado, onde o empreendedor — desde o pequeno, micro até o grande, que pretende investir ou abrir a sua empresa aqui — possa contar com esse serviço”, comentou Robetti.

“Vamos buscar essa implementação e outras tantas ferramentas que podemos implantar no município para desburocratização e apoio ao empreendedor”, finalizou o vereador.

Pelo MDB

O ex-prefeito de Orleans, Jorge Koch, vai, sim, disputar a eleição do próximo ano em busca de uma vaga na Alesc, mas fará isso pelo MDB. Ele já garantiu que não pretende mudar de partido. Jorge Koch já percorreu cidades da Amrec e pretende buscar a vaga que será deixada por Volnei Weber. 

Crescendo

O setor de serviços de Santa Catarina registrou um crescimento de 6,1% no volume de vendas entre janeiro e dezembro de 2024. O percentual ficou acima da média nacional, que, no mesmo período, somou uma elevação de 3,1%. Assim, Santa Catarina ficou entre os estados que tiveram maior crescimento do setor ao longo do ano passado. Os dados foram apurados pelo IBGE e divulgados nesta quarta-feira (12), por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). O crescimento catarinense de 6,1% em 2024 foi impulsionado, principalmente, pelo segmento de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios, que registrou uma elevação de 8,3%. Outros segmentos, como serviços prestados às famílias (5,4%), serviços de informação e comunicação (5,1%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (3%), também tiveram alta. 

Pelo Estado 

O programa Santa Catarina Levada a Sério voltará à estrada a partir de segunda-feira (17). Desta vez, o projeto ocorrerá no formato “Prestando Contas”, pois o governador Jorginho Mello levará às 21 associações de municípios do estado os dados das realizações dos dois primeiros anos de governo. 

“No primeiro ano de governo, tomamos a iniciativa de visitar cada uma das associações e ouvir todos os prefeitos. É meu compromisso, como municipalista, ser parceiro de quem tem a gestão da cidade, de quem sabe dos problemas e vive a realidade local. E agora temos novos prefeitos que tomaram posse no começo do ano, e, nesse período, já se familiarizaram com a situação e podem trazer um panorama das prioridades para que possamos ajudar”, explicou o governador Jorginho Mello. 

Rural

Mais de 1 milhão de produtores da agricultura familiar com dívidas em atraso terão a chance de renegociação e acesso ao crédito com o Desenrola Rural. O decreto que institui o programa foi publicado nesta quarta-feira (12) no Diário Oficial da União. De acordo com um levantamento realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, junto às instituições financeiras, dos quase 5,5 milhões de produtores da agricultura familiar no Brasil, 1,35 milhão tem dívidas em atraso há mais de um ano. Desse total, 70% estão com restrições nos bancos e 30% nos serviços de proteção ao crédito, devido a atrasos nas contas de água, luz e telefone.

Falta de ar-condicionado nas escolas

A onda de calor que atinge Santa Catarina revelou a falta de climatização nas escolas estaduais, com apenas 5.143 das 14.156 salas de aula equipadas com ar-condicionado. Isso deixa mais da metade dos estudantes expostos a temperaturas elevadas, comprometendo o aprendizado e a saúde. O Sinte-SC afirma que a situação é uma questão de saúde pública e aponta que a Secretaria da Educação deixou de investir R$ 628 milhões do orçamento de 2024, impactando a infraestrutura das escolas. O sindicato cobra ações imediatas para melhorar as condições de ensino.

Conteúdo musical nas escolas

O vereador rinconense Juninho Motta, presidente da comissão de finanças e líder da bancada do PSD, conseguiu a aprovação unânime do primeiro projeto de lei de 2025 na Câmara de Vereadores de Balneário Rincão. O PLL 001/2025 prevê a implementação de um programa na rede municipal e privada de ensino para orientar pais, responsáveis e alunos, além de capacitar professores, sobre os impactos negativos de músicas com letras que façam apologia ao crime, ao uso de drogas, pornografia e linguajar obsceno.