Em novembro
A prefeita de Içara, Dalvania Cardoso, acredita que, até o final deste ano, o primeiro trecho da obra de triplicação da SC-445 será finalizado. Ela falou sobre o assunto na segunda-feira (27), no final da tarde, durante uma entrevista na Rádio Som Maior. Ao ser questionada sobre a velocidade da obra e se isso não a incomodava, a prefeita explicou: “Não. Acho que está no ritmo. Ela é uma obra complexa, e a empreiteira não tem parado. Só estamos acompanhando e cobrando para que tudo esteja finalizado e pronto para ser inaugurado até novembro deste ano, que é o prazo legal do contrato”.
Dalvania também falou sobre a expectativa para a segunda etapa do projeto: “A parte do projeto, a parte técnica, está praticamente pronta para ser apresentada ao Estado. A partir daí, vamos trabalhar para sensibilizar o governo sobre a importância desta rodovia, que é uma ligação de Içara à BR-101 e também à cidade-polo da região. Essa segunda etapa é maior, mais complexa e também mais onerosa, e o Estado precisa entender a importância para que ela possa seguir”, resumiu.
Licitação aberta
A Prefeitura de Balneário Rincão já lançou o processo licitatório para garantir a compra dos uniformes e dos materiais que serão distribuídos aos alunos da rede municipal. Se não houver problemas no processo licitatório, a tendência é que todo o material esteja disponível e pronto para ser distribuído aos alunos no decorrer das primeiras semanas do próximo ano letivo.
Ainda no Rincão
A infraestrutura da educação passará por mudanças ao longo do primeiro mandato de Luiz Laurindo. Pelo menos uma nova escola e uma nova creche serão construídas. O prefeito sabe que, com o desenvolvimento da cidade e o crescimento da população, a procura por vagas só tende a aumentar. Além disso, a cidade também pretende ofertar gradativamente o ensino até o nono ano, e, para isso, os investimentos são necessários.
Comercial
O secretário de Portos e Aeroportos de Santa Catarina, Beto Martins, decidiu colocar combustível na ideia do prefeito de Forquilhinha sobre o aeroporto Diomício Freitas. Disse ontem, durante entrevista na Som Maior, que ainda acredita que o local possa ter de volta voos comerciais: “Estamos entregando um aeroporto totalmente revitalizado, com pista de alta qualidade, balização em LED e estação meteorológica de última geração. A partir da transferência para o município, o prefeito terá liberdade para buscar parcerias com companhias aéreas, caso julgue viável”. Neguinho nunca escondeu que esse é seu desejo. Agora, transformar isso em realidade já é outra história.
Caindo
O dólar completou uma semana de queda na terça-feira (28) e renovou o menor patamar desde novembro, a R$ 5,86. Investidores seguem em compasso de espera pela “Superquarta”, como são chamadas as quartas-feiras em que ocorrem, simultaneamente, reuniões dos comitês de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos. Por aqui, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deve elevar a Selic, taxa básica de juros, em 1 ponto percentual, levando-a ao patamar de 13,25% ao ano.
Aberto
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Morro da Fumaça anunciou, na terça-feira (28), a abertura de um processo seletivo simplificado para preenchimento de vagas temporárias. As inscrições começam na quarta-feira (29) e seguem até o dia 6 de fevereiro, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sede do Samae. De acordo com o diretor do Samae, Natan Felipe Souza, estão disponíveis cinco vagas de contratação imediata, além de oportunidades para formação de cadastro de reserva. As funções contempladas no edital são encanador, operador de ETA/ETE, auxiliar de limpeza e auxiliar de operações. Um diferencial deste processo é que não haverá cobrança de taxa de inscrição para os candidatos.
Emprego
A Central de Emprego de Criciúma segue funcionando, e funcionando bem. O órgão da Secretaria de Assistência Social e Habitação, localizado na galeria do Terminal Central, registra, em média, mil inscrições mensais em vagas, resultando em aproximadamente 200 encaminhamentos. Atualmente, mais de 250 vagas estão disponíveis na central em diferentes áreas de atuação, como comércio, indústria e serviços. De acordo com a secretária de Assistência Social e Habitação, Dudi Sônego, a central possui mais de 280 empresas parceiras, oferecendo apoio aos cidadãos que estão em busca de emprego. Ao todo, são 1,2 mil candidatos com currículos cadastrados na plataforma.