Presente para Jair

O pastor Jair Alexandre, que preside a Câmara de Vereadores de Criciúma, já tem seu presente de Natal. O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, oficializou a ordem de serviço para o início das obras da nova sede da Câmara. “É justo que o Poder Legislativo tenha uma estrutura mais acolhedora, que ofereça melhores condições de trabalho para os funcionários e um espaço adequado para as comunidades acompanharem o trabalho dos vereadores. Um ambiente acessível, onde todas as pessoas podem visitar e participar das atividades legislativas”, destacou o prefeito durante a sessão realizada na tarde de terça-feira (10), no plenário da Câmara. A reunião foi interrompida momentaneamente para a assinatura do documento. De acordo com o edital, as obras deverão começar em até cinco dias úteis após a emissão da ordem de início, assinada na mesma terça-feira. O assunto está em pauta há pelo menos 30 anos e, pelo visto, a fila das bandeiras vai andar.

Em Içara

Os bastidores estão agitados para a eleição do Conselho Fiscal da Cooperaliança, programada para janeiro. Haverá uma chapa de oposição, cuja articulação já está concluída, e os nomes devem ser divulgados em breve. A eleição do Conselho Fiscal aquece o cenário para a disputa do processo eleitoral do próximo ano, quando será definido o novo conselho de administração da entidade.

Prestigiada

A reitora da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), Luciane Bisognin Ceretta, foi reconduzida à presidência da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) para mais um mandato. A cerimônia de posse ocorreu ontem (10), na sede da entidade, em Florianópolis, reunindo lideranças acadêmicas, representantes do setor educacional e autoridades políticas de todo o estado. O evento, altamente prestigiado, destacou a força do nome da reitora no cenário catarinense e a importância da Acafe e das universidades comunitárias na transformação de Santa Catarina em um estado de referência para o país.

Pacote

A última sessão ordinária do ano da Câmara Municipal de Içara, realizada na segunda-feira (9), teve na pauta 16 projetos, sete indicações e dois requerimentos. Após a sessão, os vereadores realizaram uma extraordinária para concluir as votações pendentes. Entre as propostas estão o Programa Municipal de Padronização de Uniforme Escolar, a criação do Comitê Gestor Superior de Içara e do programa “Içara City in the World”. “São matérias importantes que precisavam de aprovação com urgência, seguindo os trâmites legislativos”, explicou o presidente do Legislativo, Max Luiz (PL). Durante o espaço destinado ao horário político, os vereadores relataram suas ações no mandato e se despediram os parlamentares que não estarão na Casa no próximo ano. “Na próxima segunda-feira será realizada mais uma sessão extraordinária para apreciação de projetos ainda em tramitação”, informou Max Luiz.

Ferramenta

O Inquérito Policial (IP) Digital, projeto desenvolvido pela Polícia Civil de Santa Catarina em parceria com o Poder Judiciário, foi apresentado na segunda-feira (9) ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Francisco de Oliveira Filho. O delegado-geral, Ulisses Gabriel, agradeceu ao TJSC pela parceria no desenvolvimento do projeto por meio de suas diretorias judiciárias e de tecnologia, que vinham auxiliando nessa iniciativa, coordenada pelo juiz Rafael Sandi. “Depois que fizemos o desenvolvimento inicial, começamos a discutir com o Tribunal de Justiça a dinâmica da integração. Assim, temos agora um produto acabado que começa a ser implementado, como experiência, em Florianópolis e Blumenau”, explicou Ulisses Gabriel. A expectativa é que, até o final de 2025, o IP Digital esteja em uso em todo o estado.

Aceito

Governadores defendem a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, mas pedem compensação para evitar perda de recursos. A posição foi apresentada na terça-feira (10) durante reunião do Fórum de Governadores com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que preside o Fórum, destacou que o Imposto de Renda representa uma fatia importante dos recursos dos estados. O Fórum, com a presença de cerca de 20 representantes estaduais, discutiu ainda as propostas de cortes de gastos do governo federal e a reforma tributária, em tramitação no Senado Federal. Ibaneis Rocha reforçou a defesa da manutenção do Fundo Constitucional do Distrito Federal, que está em discussão no âmbito das mudanças propostas pelo governo federal.