Vilmar Guedes deixa a presidência; Alexandre Farias assume interinamente o clube

Criciúma

A crise do Criciúma, que enfrenta possível rebaixamento à Série B, culminou na renúncia do presidente Vilmar Guedes, oficializada na quinta-feira (5). O anúncio foi feito em entrevista à Rádio Eldorado, na qual Guedes entregou sua carta de renúncia ao Conselho Deliberativo. Alexandre Farias, vice-administrativo, assume interinamente, mas também já sinalizou sua saída para assumir a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) em março de 2025.

Guedes, cujo mandato se estenderia até o final de 2025, justificou sua decisão devido a problemas pessoais e pressões externas. “Tenho problemas de saúde na família, demandas empresariais, e estou sendo muito hostilizado. A ingratidão também pesa”, afirmou. Guedes destacou que sua renúncia ocorreria independentemente da permanência do time na Série A. Ele relatou episódios de hostilidade, inclusive no estacionamento do Estádio Heriberto Hülse e em partidas recentes, como contra o Flamengo.

Com a renúncia, Alexandre Farias terá 30 dias para gerir o clube até a convocação de novas eleições. No entanto, sua permanência é limitada, já que ele assumirá integralmente a presidência da CBT em março. Nos bastidores, o nome de Anselmo Freitas surge como favorito para suceder a Guedes de forma definitiva.

Impacto no planejamento do clube

A renúncia de Guedes ocorre em um momento de incertezas dentro e fora de campo. Além do iminente rebaixamento, o clube enfrenta indefinições sobre a permanência da comissão técnica e jogadores para a temporada 2025. O próximo presidente será responsável por traçar o planejamento esportivo e administrativo para o próximo ano.

Enquanto isso, a pressão da torcida continua como elemento-chave na turbulência que abala o Criciúma. Resta ao Conselho Deliberativo decidir os rumos do clube em meio a mudanças na diretoria e possíveis desafios financeiros e esportivos.

Íntegra do comunicado:

Com respeito e consideração ao Criciúma Esporte Clube, Vilmar Guedes comunicou nesta quinta-feira (05/12) a sua decisão de abdicar do cargo de presidente do clube, entendendo que ciclos se encerram e acreditando que este é o momento adequado para que novas lideranças possam assumir e conduzir o comando da instituição.  O Conselho Deliberativo deverá receber a decisão ainda hoje.

Ao longo de sua gestão, Guedes buscou conduzir o Criciúma com dedicação e comprometimento, sempre colocando os interesses do clube como prioridade. “Reconheço os desafios enfrentados e agradeço imensamente o apoio incondicional de todos os colaboradores, diretores e meus vice-presidentes, que foram fundamentais nesta trajetória. Também expresso minha sincera gratidão à torcida, que é a alma deste clube. O amor, a paixão e o apoio demonstrados por vocês, em todos os momentos, foram e sempre serão a maior motivação para o sucesso do nosso Tigre”, afirmou Vilmar Guedes em carta ao Conselho Deliberativo do Criciúma.

Em dois anos e meio de mandato, o clube teve uma melhora significativa em sua estrutura física, financeira e também em sua sala de troféus. Em 2022, quando assumiu o clube, a gestão conquistou o título da segunda divisão do Catarinense e o acesso para a elite do estadual. No ano seguinte o Tigre conquistou o Campeonato Catarinense após um jejum de dez anos. Também em 2023 o Criciúma retornou à elite do Campeonato Brasileiro após dez anos. Já este ano, além da taça da Recopa Estadual, o clube foi bicampeão Estadual.

Nas categorias de base, o ano de 2023 ficará marcado para sempre. O Criciúma conquistou o campeonato estadual em todas as categorias: Sub-15, Sub-17, Sub-20 e também da Copa Santa Catarina Sub-21. Nesta temporada, além do bicampeonato Catarinense no Sub-20, o Tigre fez sua primeira participação no Campeonato Brasileiro de Aspirantes, com a equipe Sub-23.

“Tenho a certeza que estou entregando o clube melhor do que quando assumi, deixando um legado estrutural e organizacional em pleno funcionamento para uma continuidade retilínea. Desejo que a próxima gestão conte com o mesmo apoio e confiança que recebi ao longo do meu mandato. Continuarei torcendo pelo sucesso e engrandecimento do nosso clube”, pontuou.