Confiança na praça
Os empresários do comércio de Santa Catarina estão encerrando o ano com um olhar positivo para o futuro, embalados por um cenário de confiança crescente. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), divulgado pela Fecomércio SC em dezembro, mostra que o setor está mais disposto a investir e contratar, sinalizando otimismo em relação aos próximos meses. Esse clima de esperança é um sopro de alívio em um período marcado por desafios econômicos. De acordo com a Fecomércio SC, o ICEC subiu 1,5% entre outubro e novembro, alcançando 114,6 pontos em uma escala que vai de 0 a 200. Valores acima de 100 refletem otimismo em relação ao cenário econômico, tanto nacional quanto setorial e empresarial. O Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) reforça essa visão positiva, com alta de 3,2%, saltando de 144,1 para 148,7 pontos no mesmo período. Esses números não são apenas estatísticas; eles refletem uma percepção de que 2025 pode ser um ano de retomada e crescimento sustentável. Com expectativas positivas, os empresários demonstram confiança na recuperação econômica e na capacidade do setor de se reinventar diante das adversidades. Essa postura otimista é essencial para estimular novos investimentos e gerar empregos, impulsionando não apenas o comércio, mas toda a economia catarinense.
Voluntariado
O grupo multi-institucional de segurança segue com mais uma campanha. Desta vez, o foco é o Natal. O objetivo é arrecadar brinquedos para distribuir às crianças em Criciúma, Rincão, Forquilhinha e na Serra.
No Samae
Itamar da Silva, que não disputou o processo eleitoral deste ano em Içara, deve assumir uma vaga no Samae. A situação já teria sido definida e deve ser oficializada em breve no Paço Municipal.
Reação
Parte do PL de Içara não apoia a ideia de Duca Zata como presidente do Poder Legislativo. Interpretam que, mesmo estando no PP, Zata tem um perfil mais à esquerda e distante das ideias do 22.
Em São Ludgero
O ex-diretor da Câmara de Vereadores de Içara e assessor da deputada federal Júlia Zanatta vai ocupar um cargo no Executivo de São Ludgero. Giovanni Felipe foi anunciado na quinta-feira (28) pelo prefeito eleito Paulinho Lorenzetti (PL) como secretário de Administração, Finanças e Planejamento. “Tenho uma amizade com o prefeito desde os tempos em que ele estava no PR. Fico muito feliz e honrado com o convite. Vou trabalhar para contribuir muito para este município importante para a Amurel. Me desligo nos próximos dias do gabinete da deputada Júlia, mas seguirei atuando em toda a região ao seu lado e trabalhando já com foco na sua reeleição”, ressalta. Além de ter atuado na Câmara de Içara como diretor, onde é apontado pelo presidente Max Luiz como responsável pela modernização do Legislativo, Giovanni também coordenou a campanha de Sandro Resler em Içara e atuou na gestão de Márcio Búrigo em Criciúma.
Agricultura
Agricultores familiares de todo o país serão beneficiados com um novo programa que vai fomentar ações de pesquisa e inovação voltadas para a agricultura familiar. A iniciativa do Governo Federal tem foco na transição agroecológica dos Sistemas Agroalimentares Localizados e pretende fortalecer a produção familiar e a agroecologia para ampliar a produção de alimentos saudáveis, o desenvolvimento rural sustentável e o combate às mudanças climáticas. O Programa Nacional de Pesquisa e Inovação para a Agricultura Familiar e Agroecologia foi criado por decreto do presidente Lula e publicado na quarta-feira (4) no Diário Oficial da União.
Entrega
Nesta sexta-feira (6) pela manhã, no Crio, será apresentada a fase final do projeto Inova Sul — uma iniciativa em parceria da Unesc junto ao Sinplasc. Os empresários do setor plástico associados ao sindicato estarão presentes, bem como empreendedores de outros setores. O projeto visa apontar novos caminhos e oportunidades de negócio para a cadeia de valor do plástico, uma das mais relevantes para a economia do sul de Santa Catarina em volume de recursos e número de empregos. Uma visão de “o que podemos fazer/que produtos novos podemos gerar a partir dos mesmos processos, matérias-primas e até resíduos do plástico”. Para se chegar às respostas que serão apresentadas nesta sexta-feira, uma equipe de pesquisadores da Unesc desenvolveu um amplo levantamento e realizou entrevistas e dinâmicas coletivas com empresários do setor.