“La Bella Polenta” terá pré-estreia e exibição oficial, destacando tradições culturais e gastronômicas do Sul catarinense
Da Redação
Daqui a uma semana, na próxima quarta-feira (11), o documentário “La Bella Polenta – História e Cultura por trás do prato da Nonna” terá sua pré-estreia em Florianópolis, às 17h, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A exibição oficial será na quarta-feira (18), às 18h, no Palazzo Delle Acque, em Nova Veneza. A produção é um tributo à cultura e à gastronomia italiana que moldaram a identidade de Santa Catarina, especialmente no Sul do estado.
Produzido pela Performance Comunicação, o documentário foi financiado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2023, em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e o Governo do Estado. Com foco na polenta, prato icônico das famílias italianas em municípios como Nova Veneza, Urussanga e Siderópolis, o curta também destaca o vinho Goethe, um símbolo exclusivo da tradição vitivinícola da região.
O deputado estadual Tiago Zilli, propositor da pré-estreia na Assembleia Legislativa, ressaltou a importância da obra: “Esse documentário permite que todo o estado conheça e valorize a rica gastronomia do Sul catarinense, além de incentivar o turismo em uma região que preserva suas raízes e beleza natural”.
Além de explorar o preparo e o significado da polenta, o filme celebra as festas comunitárias, como o tradicional “tombo da polenta”, e apresenta cenas que conectam a culinária ao patrimônio cultural imaterial de Santa Catarina. Com narrativa poética e imagens cativantes, o documentário homenageia as memórias e tradições transmitidas entre gerações por meio da cozinha.
Sob a direção de Saulo Pithan e fotografia de Robert Dias, o curta conta com edição de Endryo Carvalho e produção assinada por Fernanda Brandolt e Carla Feyh. A narração de Karem Suyam e a campanha publicitária conduzida por Sabrina Lima e Jonatan Gonçalves completam o projeto.
O evento de pré-estreia em Florianópolis terá entrada gratuita e classificação indicativa livre. Já em Nova Veneza, a exibição contará com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo e da prefeitura local.