Impulsionando

O processo de concessão patrocinada do Aeroporto de Jaguaruna recebeu propostas de empresas interessadas em atuar na exploração, manutenção e expansão do aeroporto nos próximos 30 anos. Os envelopes foram recebidos pela comissão especial de licitação na manhã de segunda-feira (25), na sede da B3, em São Paulo. A abertura das propostas está marcada para quinta-feira (28), com início às 10 horas, também na sede da B3. Por orientação da companhia, o número de envelopes não será divulgado para não interferir na dinâmica da sessão pública de concorrência. A sessão deverá selecionar a oferta mais vantajosa para firmar a parceria público-privada. O projeto prevê investimentos de R$ 38 milhões apenas por parte do parceiro privado, não considerando nesta conta os custos operacionais. A expectativa é que o investimento possa ampliar a oferta de voos em operação no regional e garantir sobrevida e desenvolvimento ao aeródromo do Sul.

Em dezembro

Este foi o prazo estabelecido pelo prefeito eleito de Morro da Fumaça, Eduardo Guollo, para apresentar a sua equipe de trabalho. Guollo deve montar um governo com perfil técnico, mas não descarta agregar alguns parlamentares eleitos na lista de secretários da nova gestão. Eduardo tem dito que uma de suas preocupações no próximo governo é desenvolver ações que possam impulsionar a qualidade de vida da população.

Zeladoria

A Praça Nereu Ramos, em Criciúma, passa a contar com zeladoria para reforçar a segurança. A decisão de trazer um guarda para manutenção da ordem pública veio após a administração municipal perceber a crescente sensação de insegurança, que afetava tanto moradores quanto comerciantes. “Até 2022, Cândido era o comandante do policiamento da área central e já possuía afinidade com os comerciantes, que já entravam em contato com o policial em caso de necessidade. Quando a administração municipal pensou em criar essa zeladoria, junto com a CDL, o nome do sargento foi o primeiro a ser levantado para exercer a função”, declara o prefeito Clésio Salvaro.

Em queda

A taxa de desocupação em Santa Catarina caiu de 3,2% para 2,8% na passagem do 2º para o 3º trimestre de 2024, segundo dados da Pnad Trimestral divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Assim, Santa Catarina atingiu o menor percentual de desocupação dos últimos dez anos, consolidando o bom momento da economia catarinense e sendo referência no cenário do trabalho em todo o Brasil. 

Campanha

O governo de Criciúma lança nos próximos dias uma campanha de prestação de contas. Será a última campanha publicitária do governo Salvaro. A tendência é que as peças evidenciem a transformação pela qual a cidade passou ao longo dos últimos oito anos de gestão. 

Modelo

A Câmara de Vereadores do Balneário Rincão deve encerrar o ano entregando uma moção de aplauso para as clínicas integradas da Unesc. A estrutura que oferece uma série de serviços via SUS é referência em qualidade de atendimento em saúde pública para toda Santa Catarina. Por ano, são quase 200 mil atendimentos em diversas especialidades. Um espaço para a formação de mão de obra cada vez mais qualificada e humanizada, mas também a prova inequívoca de que o SUS funciona e funciona muito bem quando há gestão e comprometimento. 

Corte

O presidente Lula se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com a junta orçamentária, que é formada também pela Casa Civil e pelos ministérios da Gestão e do Planejamento. O encontro foi na segunda-feira (25). O objetivo da reunião foi discutir as minutas do texto que vai ser encaminhado ao Congresso tratando justamente do que vai ser cortado, quando e quanto. À tarde, nova reunião, mas com outros ministros das áreas afetadas. Entre eles estão saúde, educação, desenvolvimento social e defesa, que foi incluída nesse pacote a pedido do próprio Lula. 

Saldo positivo

No último fim de semana, foi realizada a primeira edição do Festival Gastro Rincão, que caiu no gosto do público que esteve presente. Mesmo enfrentando alguns contratempos, o evento empolgou os organizadores, que já estão projetando a segunda edição para o próximo ano. “Esta primeira edição foi de muito aprendizado para melhorarmos o que não deu certo, e prometemos que na próxima edição as coisas sairão bem melhores para todos que comparecerem”, destaca o presidente da Rota Gastronômica, Lucas Barbosa.