Ações solidárias ajudam casal de Nova Veneza a custear tratamento de alto risco para a filha Catarina
Nova Veneza
Daniele Baggio Milanez, 26 anos, e Maurício Milanez, 33 anos, moradores de Nova Veneza, estão em São Paulo desde outubro para garantir a saúde da filha Catarina, diagnosticada com hérnia diafragmática congênita. A condição foi identificada durante a gestação e requer uma série de procedimentos médicos de alto risco.
Com apenas 28 semanas, Catarina passou pela inclusão de um balão traqueal para aumentar suas chances de sobrevivência, que inicialmente eram de 15%. Segundo Daniele, o próximo procedimento está marcado para domingo (26), quando o balão será retirado. “O balão foi crucial para o crescimento do pulmão direito, já que o esquerdo está herniado”, explica a mãe.
A cirurgia mais complexa ocorrerá logo após o nascimento, envolvendo a correção dos órgãos herniados e uma intervenção no pulmão direito. “Será uma cirurgia de peito aberto para reorganizar os órgãos e, se necessário, mais uma para remover a lesão no pulmão”, detalha Daniele.
A situação forçou o casal a se mudar para São Paulo, deixando seus empregos como vendedora externa e engenheiro de materiais. Com despesas mensais de R$ 4 mil em aluguel e outros custos com transporte, alimentação e medicamentos, amigos e parentes organizam ações solidárias para ajudar.
Entre as iniciativas, destaca-se uma paella beneficente no sábado (23), às 20h, no Centro Comunitário Sebastião João Cardoso, em Forquilhinha. Há também uma rifa em Braço do Norte e uma campanha online para doações via Pix e plataforma de arrecadação coletiva.
O apoio da família tem sido fundamental. A avó materna, Terezinha Baggio, 73 anos, relata o impacto emocional: “Fazemos chamadas de vídeo diariamente e enviamos mantimentos semanalmente para amenizar a distância.” Kelli Regina Dandolini, avó paterna, enfatiza a confiança no tratamento: “Sabemos que estão no melhor centro médico do país, mas a impotência pela distância é difícil.”
Além do tratamento imediato, o futuro da pequena Catarina depende do suporte contínuo de quem pode contribuir. Para participar das ações, é possível adquirir ingressos, rifas ou realizar doações por meio das informações fornecidas pelos organizadores.
As dificuldades enfrentadas pelo casal reforçam a importância da união e da solidariedade para enfrentar os desafios de condições raras como a de Catarina. A luta por sua sobrevivência se torna um símbolo de resiliência e esperança, mostrando como o esforço coletivo pode transformar vidas.
Como ajudar o casal
Paella, neste final de semana, 23/11, às 20 horas, no Centro Comunitário Sebastião João Cardoso, no bairro Santa Cruz, em Forquilhinha.
Contato para compra de ingressos: 48 99122-7516
Rifa de um forno em Braço do Norte, contato para adquirir o bilhete: 48 99987-9272
Chave Pix: 053.956.999-29
Vakinha online link https://www.vakinha.com.br/5137789