Mais um
O prefeito eleito Vaguinho Espíndola, juntamente com o vice-prefeito, Salésio Lima, e o secretário-geral para a próxima gestão, Tita Beloli, anunciou na manhã de ontem (4) o secretário de governança para a sua gestão. Trata-se de Tiago Ferro Pavan, natural de Criciúma, que possui mais de 20 anos de experiência na área de gestão. Tiago já faz parte da atual gestão do governo, mas agora assume de fato a parte técnica de uma pasta que será específica para cuidar do planejamento estratégico, gestão de projetos, captação de recursos, eficiência e transparência da gestão. “O Tiago é um técnico altamente preparado para tornar essa pasta ainda mais forte dentro do governo. A secretaria de governança é o guarda-chuva entre todas as outras secretarias. O Tiago irá conduzir e fortalecer esse trabalho com instituições públicas também. Estamos otimistas com essa nova fase”, explicou Vaguinho.
Quermesse
Restando dois dias para o início da tradicional Quermesse, a Fundação Cultural de Criciúma (FCC) divulgou a programação completa dos quatro dias de evento. A solenidade de abertura será na noite de quarta-feira (6), a partir das 18h, com a apresentação da Banda Cruzeiro do Sul. A festa segue até sábado (9), encerrando com a dupla sertaneja Teo e Felipe. Pela primeira vez, as festividades serão realizadas na Rua Coberta Giro Henrique Lodetti, no centro de Criciúma, e farão parte da celebração pelos 99 anos de emancipação político-administrativa da cidade, comemorada no dia 4 de novembro.
Neguinho indiciado
A Polícia Civil concluiu as investigações da terceira fase da Operação Maktub e, como resultado, identificou fraudes licitatórias em cinco processos municipais de Forquilhinha, além de ilícitos em outros dois termos aditivos. Foram indiciados oito servidores públicos, o prefeito reeleito, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, além de nove empresários e funcionários das empresas investigadas. Segundo a Polícia Civil, a investigação também apontou pagamento de propina, resultando no indiciamento do prefeito e de um secretário por corrupção passiva e de um empresário por corrupção ativa. A apuração também culminou no indiciamento de 12 pessoas pela constituição de organização criminosa voltada ao desvio de recursos públicos, sendo eles o prefeito, outros agentes públicos e empresários.
Treinamento
A demanda por presentes, decoração e alimentos especiais aquece o comércio no fim de ano e contribui para equilibrar os meses de menor movimentação. As vendas natalinas também são um estímulo à criação de empregos temporários e permitem aos comerciantes fidelizar clientes com experiências de compra diferenciadas, além de atrair novos consumidores. Todo esse movimento, quando feito com excelência no atendimento, tem como consequência o fortalecimento da economia local.
Sem prêmios
A CDL de Criciúma vai assumir neste ano a responsabilidade por toda a organização da programação de Natal, iluminação e outros detalhes de bastidores. A premiação, diferente do que aconteceu nos últimos anos, desta vez ficará apenas com os lojistas. “Foi algo definido em reunião. Cada um irá conduzir o seu próprio sorteio”, explica a diretora executiva da entidade, Greissi Boaroli.
Empolgado
Prefeito em exercício até domingo, Max Luiz não esconde a empolgação com sua passagem pelo Paço. “Foi um momento marcante, conseguimos encaminhar obras importantes e isso me deixa muito satisfeito com esse presente que recebi da prefeita Dalvania e do vice Jandir”. Max também fez questão de falar sobre sua passagem pela câmara: “Fizemos um grande trabalho, mas não fiz sozinho, teve uma equipe, teve a parceria com os demais vereadores e isso tudo fez com que conseguíssemos avançar. Também fizemos uma gestão enxuta. Vamos entregar agora quase seis milhões, um recorde na cidade”. Max, que não disputou o processo eleitoral, disse que o seu futuro está aberto. “Olha, eu posso integrar o governo se a prefeita entender assim, mas também posso disputar a cooperativa. O que sei é que quero continuar ajudando a minha cidade”.
Todo vapor
O prefeito Clésio Salvaro circulou no domingo pelos parques da cidade, fazendo questão de mostrar que está com vontade de recuperar o tempo perdido. “Temos muitas obras para entregar, não vou conseguir inaugurar todas, mas acredito que vamos terminar a cidade muito bem”.
Com moral no PL
Com moral do PL estadual, Giovanni Fellipe segue sendo o braço direito da deputada Júlia Zanatta na região Sul do estado. Com a entrega de três vereadores em Içara para a base da deputada (João Luiz, Davi Nazário e Dr. Sandro), o liberal agora trabalha para emplacar aliados em comissões estratégicas na Câmara de Içara. Giovanni já disse abertamente que torce para Duca Zata ser o presidente, indicativo que o vereador deve ser um dos cotados para a eleição da mesa.