Vacina na pauta

Uma doença que há décadas não era registrada em Santa Catarina agora virou motivo de alerta para as equipes da secretaria de saúde de Criciúma. Na sexta-feira (20), equipes da secretaria de saúde realizaram uma coletiva para alertar sobre a coqueluche. A doença, que é prevenível com vacinação, voltou. Já são dois casos confirmados na cidade. A doença atinge principalmente crianças, especialmente bebês. “E nestes casos, o índice de letalidade da doença é alto, além de impor à criança um sofrimento devido ao quadro respiratório agravado”, explica o secretário de saúde Deivid Freitas. A volta da doença tem uma correlação direta com a irresponsabilidade dos pais que insistem em não vacinar os filhos. “No caso da coqueluche, apenas 23% das crianças estão imunizadas até aqui. Isso é preocupante, pois amplia o risco de aumento dos casos, já que se trata de uma doença altamente transmissível”, alerta.

Antivacina

Esse crescimento de um movimento antivacina é sentido também no percentual de crianças vacinadas contra a poliomielite e outras doenças. São doses que há décadas fazem parte do calendário vacinal, como no caso do sarampo, que recentemente voltou a ter registros no Brasil. Nesse cenário, há duas situações. A primeira é causada pelos pais mais jovens, que não conviveram com pessoas que foram vítimas dessas doenças e, por isso, acham desnecessário vacinar. Mas há outro lado, bem mais intransigente: são aqueles que, por questões políticas, passaram a ignorar a ciência, sendo contra a vacina e expondo seus filhos e o restante da população ao risco de retorno de muitas doenças. Combater essa postura é uma tarefa bem mais complicada.

Vai usar

Vaguinho Espíndola deve mexer na composição da Câmara de Vereadores de Criciúma. Nos bastido[1]res, a informação é de que ele vai trazer pelo menos um vereador para ser secretário em sua gestão. Márcio Daros é um dos mais cotados. Com isso, ele levaria o experiente Toninho da Imbralit para exercer mais um mandato no legislativo e reforçar a defesa do governo no parlamento.

Caminhando

 A obra do parque da Grande Santa Luzia deve ser finalizada ainda este ano. A informação é do secretário de infraestrutura Jori Ramos. Segundo ele, alguns detalhes ainda serão finalizados em 2025, mas a obra tem caminhado bem, e no início do próximo ano a população poderá aproveitar mais uma área de lazer da cidade. No decorrer do próximo ano, a tendência é que o município também dê início à obra do parque da Quarta Linha, que foi promessa de campanha do prefeito eleito.

Boa notícia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária de novembro será amarela, em razão da melhora das condições de geração de energia no país. Em outubro, a bandeira foi vermelha, patamar dois, o que significou uma cobrança complementar de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora. Com o alívio, em novembro, os consumidores passarão a ter uma cobrança extra de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts-hora. Segundo comunicado da Aneel, apesar da melhora nas condições de geração de energia no país, as previsões de chuva e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ainda permanecem abaixo da média, o que implica na necessidade de acionamento das termelétricas, que são mais caras.

Pagando

A parcela de outubro do programa Pé-de-Meia começa a ser paga nesta segunda-feira, dia 28, e segue até o dia 4 de novembro. O crédito do benefício é feito de forma escalo[1]nada, de acordo com o mês de aniversário do estudante. Na segunda-feira, recebem os nascidos em janeiro e fevereiro; na terça-feira, quem faz aniversário em março e abril, e assim sucessivamente. O Pé-de-Meia é uma medida de incentivo financeiro-educacional para promover a permanência e a conclusão escolar de jovens matriculados no ensino médio público e na educação de jovens e adultos. Podemos e PSD em 2026 Nos bastidores da política estadual, cresce o rumor de que João Rodrigues, prefeito de Chapecó pelo PSD, planeja concorrer ao governo de Santa Catarina, tendo a deputada Paulinha da Silva (Podemos) como vice. Essa aliança exclui o Podemos da base de apoio do governador Jorginho Mello, que atualmente inclui Republicanos e PRD. As articulações, lideradas por Gilberto Kassab e Renata Abreu, projetam uma chapa PSD-Podemos para 2026, com potencial de somar também o partido Novo, de Eduardo Ribeiro. Essa união fortalece a base pessedista e destaca novas alianças para o próximo pleito estadual.

Empossado

Desde sexta-feira (20), o governo de Içara está sob o comando de Max Luiz. O presidente do poder legislativo ocupa o cargo até o dia 5 de novembro, durante o período de férias da prefeita e do vice. “Momento especial da minha história política. Ainda que breve essa passagem pela prefeitura, fico muito feliz com essa oportunidade”, afirma.