Primeiro nome
O prefeito eleito de Criciúma, Vaguinho Espíndola (PSD), anunciou na quinta-feira (24), juntamente com o vice-prefeito eleito, Salésio Lima, o primeiro nome do secretariado do seu futuro governo. A partir de janeiro de 2025, João Batista Belloli, mais conhecido como Tita Belloli, assumirá a secretaria geral do município. “Tita reúne todos os predicados inerentes à função. Bom relacionamento com as entidades e instituições da região; atuou no legislativo, como vereador e presidente da câmara de vereadores de Criciúma; e possui experiência em gestão, tendo participado do governo como secretário de infraestrutura na gestão do prefeito Clésio Salvaro. Temos a certeza de que ele irá contribuir muito para que possamos tirar do papel cada compromisso assumido com os criciumenses”, ressaltou Vaguinho.
O primeiro nome não é técnico, é um nome político e que, de certa maneira, não deixa de surpreender. A expectativa é que os próximos nomes sejam anunciados a conta-gotas. A expectativa é que o próximo seja Arleu da Silveira. A aposta é que ele deve ir para a FME.
No Rincão
O prefeito eleito do Balneário Rincão, Luiz Laurindo, já definiu um dos focos do seu mandato, que inicia no próximo mês de janeiro. Ele vai investir no social. Para isso, já pediu ao prefeito, Jairo Custódio, que encaminhe à câmara de vereadores um projeto para criar uma nova pasta na administração pública municipal. Ele pretende desvincular o sistema social hoje ligado à secretaria de educação e torná-lo uma pasta própria. Em entrevista à Rádio Som Maior, o prefeito eleito e atual vice-prefeito da cidade afirmou que, com isso, terá mais condições de investir para atender famílias em vulnerabilidade social e permitir que elas possam ter mais condições de uma vida mais digna. “Será um foco da minha administração”, garantiu o prefeito eleito. Durante a entrevista à Rádio Som Maior, Luís Laurindo também falou da vontade do seu futuro governo.
Disse que o anúncio dos nomes deve ser encaminhado no decorrer dos próximos dias. Afirmou que não descarta a possibilidade de conversar com vereadores eleitos para aproveitá-los em uma função, em uma eventual secretaria. Ele falou ainda de obras que estão em curso e que devem ser inauguradas e finalizadas no decorrer deste ano no município. Entre elas, citou a ciclovia e, claro, a revitalização da Lagoa do Jacaré. Luís Laurindo também ressaltou que a programação da próxima temporada está prestes a ser finalizada. Ele só não confirma a realização dos fóruns nacionais, mas garante que será uma grande temporada, com uma programação vasta e ainda, é claro, uma pequena possibilidade de alguma atração nacional para atrair cada vez mais visitantes para o balneário.
Câmara
Enquanto isso, em Criciúma, a Câmara de Vereadores fica cada vez mais distante de ver a obra para a construção de uma sede própria iniciada. A obra deveria, inclusive, já estar caminhando na cidade, mas problemas da licitação têm deixado esse sonho cada vez mais distante. Inicialmente, a abertura dos envelopes para a definição da empresa que executaria a obra deveria ocorrer no dia 22 de setembro. Acabou adiada e, no dia 22 de outubro, sofreu um novo adiamento. Agora, está marcada para o dia 29 de novembro. De acordo com o secretário de infraestrutura do governo de Criciúma, já houve um novo adiamento por questões técnicas. Ele explicou durante a entrevista à Rádio Som Maior que o município precisou fazer adequações no texto e revisar, por exemplo, questões financeiras da tabela de licitação que constava no edital.
Por conta disso, a prorrogação por mais 30 dias foi necessária. Ele acredita que, no dia 29 de novembro, a empresa vencedora será conhecida. Na prática, no entanto, o que se ouve nos bastidores é que o vereador, pastor Jair Alexandre, que preside o legislativo, foi pego de surpresa. Ele tinha o dinheiro para executar a obra. Foi aconselhado pelo município a devolver o recurso para a prefeitura e deixar que a prefeitura encaminhasse o projeto através de financiamentos do Finisa. E, por enquanto, a obra ainda é só um sonho e parece que vai ficar para a próxima legislatura.
Com o PP
Em Içara, a disputa pela presidência do governo legislativo deve ficar mesmo entre os vereadores Gelson Possamai e Duca Zata. Já está bastante claro que o comando do legislativo vai ficar com o Partido Progressista. Resta saber quem será o vereador escolhido. Zata vem trabalhando desde antes da eleição. Possamai também vem realizando seus contatos, só que de maneira mais discreta. Segundo o que se ouve nos bastidores, depois desse período de férias da prefeita Dalvania Cardoso, esse cenário envolvendo a definição do comando do poder legislativo deve finalmente ser resolvido na cidade de Içara.
Sem novidade
A expectativa de manifestação da justiça sobre o caso do prefeito Clésio Salvaro não se confirmou. Ele segue afastado do cargo. Se retornar, isso só deve ocorrer mesmo na segunda metade de novembro.