Unidade registra alta demanda em pediatria e obstetrícia, com maioria dos pacientes de Criciúma

Criciúma e Região

O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (Hmisc), em Criciúma, atendeu 47.982 pacientes em serviços de urgência e emergência entre janeiro e agosto de 2024. A unidade, que integra a rede hospitalar do Governo do Estado, atende principalmente pediatria e obstetrícia, e quase 60% dos atendimentos são destinados a moradores de Criciúma.

Segundo levantamento realizado pelo hospital, 75% dos atendimentos foram pediátricos, com um total de 36.207 atendimentos. Desse total, 69,4% foram considerados pouco urgentes, 25,5% urgentes, 4,8% não urgentes e apenas 0,1% emergenciais. As principais causas incluem infecções respiratórias, nasofaringite, asma, náuseas, vômitos e pneumonias.

O Hmisc conta com uma infraestrutura robusta para atender à demanda pediátrica, dispondo de 40 leitos de internação, 20 leitos de UTI neonatal, 10 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e 10 leitos de UTI pediátrica. O diretor-geral do hospital, César Augusto de Magalhães, destaca que “além da região carbonífera, também recebemos pacientes do Norte gaúcho e da Serra catarinense”.

Na área obstétrica, o hospital realizou 11.775 atendimentos no mesmo período. Do total, 69% foram considerados pouco urgentes, 16,2% não urgentes, 14,3% urgentes e 0,35% de emergência. A unidade conta com 20 leitos de clínica cirúrgica e 25 leitos na maternidade.

O hospital também registra uma alta taxa de satisfação dos pacientes, com uma média de 95,88% entre janeiro e agosto, sempre acima da meta estabelecida de 90%. “Estamos sempre buscando melhorias para a infraestrutura e a qualidade do atendimento”, complementa Magalhães.