Prefeito Neguinho é afastado após operação policial

7

Neguinho recorre a salmos e nega irregularidades após afastamento por suspeita de fraude

Forquilhinha

Ontem (15), o prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves (PSD), o Neguinho, foi afastado do cargo durante a terceira fase da Operação Maktub, conduzida pela Polícia Civil. A investigação apura fraudes em licitação para a instalação de estrutura metálica em um ginásio no bairro Santa Líbera. Além do afastamento do prefeito, três servidores foram suspensos, um empresário foi preso e 21 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Também houve o sequestro de bens no valor de R$ 1,7 milhão.

Segundo a Polícia Civil, a operação identificou alterações indevidas no projeto e aditivos que elevaram os custos da obra, causando prejuízos ao município. A investigação revelou ainda a falsificação de documentos relacionados ao pagamento de parte das obras de um memorial em homenagem à Dra. Zilda Arns. A ação contou com apoio de várias delegacias e equipes especializadas da polícia em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Neguinho reagiu ao afastamento com tranquilidade. “Estou muito tranquilo. Em breve estarei de volta, mais cedo do que muitos imaginam”, declarou o prefeito. Mais tarde, ele emitiu uma nota oficial à população reafirmando sua colaboração com as investigações. “Desde que assumi, sempre determinei colaboração irrestrita com as autoridades”, afirmou na nota.

O prefeito utilizou um trecho do Salmo 37 para se posicionar. “Desvie-se do mal e faça o bem; e você terá sempre onde morar. Pois o Senhor ama quem pratica a justiça e não abandonará os seus fiéis”, citou. Neguinho também destacou que seu governo sempre buscou melhorar a vida dos cidadãos de Forquilhinha.

Chile assume e anuncia mudanças

Valcir Antônio Matia, conhecido como Chile (PDT), vice-prefeito de Forquilhinha, assumiu a prefeitura interinamente, após o afastamento do prefeito Neguinho, como parte de uma operação da Polícia Civil. Chile deve permanecer no cargo por pelo menos 30 dias e já adiantou que haverá mudanças no secretariado.

Em entrevista coletiva, Chile declarou que “a maioria dos secretários será trocada” e que a prioridade será manter serviços essenciais, como saúde e educação, além de equilibrar as contas públicas até o fim do mandato. Ele destacou que sua gestão buscará colaborar com a Polícia Civil para as investigações em andamento, afirmando: “Vamos conversar com a polícia para contribuir no que for necessário”.

O prefeito em exercício mencionou que ficou surpreso com o afastamento, dado que esperava que eventuais ações tivessem ocorrido antes das eleições.