Clésio está em liberdade

A desembargadora Cintia Schaeffer, responsável pela relatoria da operação Caronte, autorizou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, a deixar a prisão. O julgamento do pedido de revogação da prisão preventiva ocorreu na quinta-feira. A decisão impõe ao prefeito o uso de monitoramento eletrônico por 90 dias, a suspensão de suas funções públicas, ou seja, segue afastado do paço pelos próximos 120 dias. Além disso, há proibição de acesso aos demais denunciados, de entrar nas dependências do paço municipal, de se manifestar nas redes sociais ou de conceder qualquer entrevista. Também foram liberados, com restrições, Juliane Abel Barchinski, Juliano da Silva Deolindo, Jeferson Monteiro e demais envolvidos. Somente quatro que ainda não apresentaram defesa seguem detidos. Segundo Giovani Dagostin, advogado do prefeito, a decisão não surpreendeu. “Ela vai ao encontro do que defendíamos. A prisão é uma decisão extrema e o prefeito não representava perigo que justificasse esse posicionamento”, argumentou. Segundo Dagostin, a decisão ainda será melhor avaliada, mas à primeira vista, Salvaro pode, sim, participar de atos de campanha. Ele também não garantiu, mas a tendência é que o próximo passo seja buscar no STJ a liberação da função pública de Salvaro, para que ele retorne ao paço. “Neste momento, queremos comemorar que o prefeito está em liberdade, está de volta para casa, e é um dia de celebração. Os próximos passos ainda serão avaliados.”

Salvaro é o fato da campanha

A prisão do prefeito Clésio Salvaro foi o fato político da campanha. Com ela, Salvaro se tornou protagonista do processo. Vaguinho, seu aliado, apelou para o sentimento de injustiça, fez a defesa natural do prefeito e de sua gestão. O assunto foi pauta da propaganda eleitoral, dos debates e entrevistas, e Clésio apareceu na campanha o tempo todo. Agora, restando 10 dias para o voto, a soltura de Salvaro é outra vez a pauta principal na cidade. Ontem mesmo ele já foi recebido em ato público na rua da Gente, para festa dos apoiadores. Como isso irá ecoar nas urnas é difícil prever, mas que terá efeitos não há dúvida. A resposta definitiva virá, claro, pouco depois das 19 horas de domingo (6).

Enquanto isso

Em Içara, Max Mello segue correndo a cidade com a campanha do MDB. Max é figura que brotou politicamente no 15 e, por conta disso, tem apoio das figuras mais tradicionais do partido. Faz uma eleição complicada, já que o cenário é favorável à atual prefeita, Dalvania Cardoso. “Mas o MDB, exceto na reeleição do Murialdo, sempre saiu atrás. Não tem problema as pessoas apostarem que ela é líder e vai levar. O que importa é o final do processo eleitoral”. Durante entrevista concedida à Som Maior, Max Mello afirmou que a atual prefeita vive em um mundo de faz de conta. “Ela só vive nas redes sociais, só vive fazendo fotos para postar e falando de índices. Só que esses números, esses gráficos que ela tanto exalta não chegaram na ponta, não mudaram a vida da cidade e dos moradores. Somos a segunda maior economia do Sul do estado, mas o cidadão não tem esse benefício.”

Um novo olhar

Com um plano de governo nas mãos, Max lembra o gesto de Luiz Henrique da Silveira. Para cada pergunta, ele saca o plano e afirma: “A resposta está aqui. Vamos fazer parques, melhorar a saúde, colocar ônibus no município, trabalhar para que a água não falte tanto e por tanto tempo. Nós temos um plano exequível, um plano que vai ser colocado em funcionamento, porque vamos em busca de recursos. Vamos trabalhar e ouvir as pessoas, e não ficar encastelados dentro do paço. A atual prefeita prometeu uma lista de coisas e não fez. Ela não terminou uma obra, só inaugurou o que foi iniciado pelo governo do MDB. Por isso, estamos apresentando uma alternativa para Içara.”

Novos nomes

O prefeito em exercício de Criciúma, Ricardo Fabris, anunciou três novos gestores em ato realizado na tarde de quinta-feira (26). Entre os nomes está a coordenadora da Central de Serviços Funerários, Rubia Bresciani. Mauro Sonego assumiu o comando do Funsab, e Loiva Perdoná, a gerência da agricultura. Nos próximos dias, Tuca Fabris e Robson Gotuzzo também vão integrar a equipe do paço.

Treinando

Além do sonho de um lar próprio, o setor imobiliário também é uma oportunidade de investimento. E, independentemente do objetivo, a concretização passa pelos corretores de imóveis. Em parceria com a Facor Inteligência Comercial, a Associação Empresarial de Içara vai promover um treinamento em vendas para esses profissionais, responsáveis por interligar a demanda imobiliária da região, em um café da manhã na terça-feira (8), a partir das 8h30, no auditório da entidade.