A eficiência de Criciúma

A Folha de São Paulo divulgou ontem (13) os dados do Ranking Folha de Eficiência dos Municípios. Os dados são cruzados em parceria com o Datafolha e mostram quem entrega mais saúde, educação e saneamento gastando menos. O ranking leva em conta o atendimento das prefeituras brasileiras nestas três áreas e tem como fator determinante o cálculo da eficiência na gestão e a renda per capita da cidade. A equação é simples: quanto mais serviços prestados e menor comprometimento da receita, maior é a eficiência. A pesquisa também conclui que municípios com mais funcionários são menos eficientes. Neste cenário, dos municípios avaliados, Criciúma surge como o 37º mais eficiente do país. Santa Catarina apresenta ainda outros municípios neste ranking. Tubarão, por exemplo, aparece como o quinto mais eficiente. Florianópolis surge em nono lugar. Antes de Criciúma, também aparecem na lista Ibirama, em 13º, e Blumenau, em 22º.

Na Amrec

Dos demais municípios da Amrec, a colocação é a seguinte: Cocal do Sul (404º), Urussanga (555º), Forquilhinha (563º), Morro da Fumaça (607º), Nova Veneza (644º), Orleans (701º), Içara (728º), Lauro Müller (1010º), Balneário Rincão (1620º), Siderópolis (2530º) e Treviso (2571º).

Nos bastidores

A quarta-feira (13) foi movimentada nos bastidores da política em Criciúma. Durante boa parte do dia, a aposta era de que dois dos seis candidatos que disputam o governo da cidade poderiam tirar o time de campo. No final da tarde, em entrevista ao Ponto Final, na Som Maior, Paulo Ferrarezi (MDB) e Júlio Kaminski (PP) descartaram essa possibilidade. Júlio Kaminski garante que nem sequer foi sondado e afirmou que não chegou a ele nenhuma proposta. “Eu sigo percorrendo a cidade, conversando com as pessoas e apresentando a nossa campanha como uma alternativa para Criciúma. O 11 vai estar na urna no dia 6 de outubro. O que posso garantir é que não haverá qualquer mudança”. Já o candidato do MDB, Paulo Ferrarezi, admitiu que a proposta foi oficializada e também que o assunto chegou a ser cogitado dentro do partido. “Sim, a proposta foi feita pelo governador. Ele pediu que a gente desistisse da campanha para apoiar a candidatura do Ricardo Guidi. Ouvimos, levamos esse assunto para o partido e a decisão foi de manter a campanha e seguir buscando o voto do eleitor de Criciúma. Temos ciência das nossas condições, das nossas boas propostas e o trabalho vai seguir”.

Definido

As informações da vinda de Bolsonaro pela primeira vez em Criciúma estão confirmadas: na próxima sexta-feira (20), ele reunirá os apoiadores dos candidatos à prefeitura de Criciúma, Ricardo Guidi e Acélio Casagrande, no AM Master Hall, às 19h22min. Para Guidi, este será um dos momentos mais emblemáticos da campanha. “A presença do Bolsonaro em Criciúma mostra a importância da cidade em nível estadual e nacional. Da mesma forma, nos prova que estamos no caminho certo e com os apoios certos para fazer um município melhor para todos”.

A favor

Uma pesquisa aponta que boa parte dos brasileiros aprova a volta do horário de verão. O levantamento feito pelo site Reclame Aqui e a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) ouviu 3 mil pessoas, e quase 55% dos entrevistados veem com bons olhos a mudança nos relógios em 2024. Do total de pessoas favoráveis à mudança, quase 42% disseram que são totalmente favoráveis e 13% são parcialmente favoráveis. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde o horário de verão historicamente era adotado, quase 56% são a favor do retorno.