Qual o efeito de Bolsonaro
Depois de idas e vindas, o ex-presidente teve, de fato, sua agenda confirmada para Criciúma. Segundo o governador Jorginho Mello, ele estará em Criciúma na sexta-feira (20), ou, na pior das hipóteses, no sábado (21). Em Criciúma, deve participar de uma carreata e de um comício com representantes do PL de toda a região. O x da questão é saber que efeito a presença de Bolsonaro terá no resultado das urnas. Em Criciúma, por exemplo, a maioria dos eleitores tem identificação com Bolsonaro. Quem vota em Kaminski já votou em Bolsonaro, e quem vota em Vaguinho também. Então, na prática, é difícil imaginar que a passagem do ex-presidente em Criciúma vá impactar o suficiente para resolver o processo eleitoral na cidade.
Mobilidade
A mobilidade urbana surge como a principal preocupação dos empresários catarinenses nas eleições municipais de 2024, revela a nova pesquisa da Fecomércio SC. Com a participação de 430 empresários de 50 cidades, o estudo identificou que a eficiência do transporte e a acessibilidade são as questões mais impactantes para o setor, recebendo a nota média mais alta de 7,81. O levantamento, que mapeou as principais demandas municipais e os desafios enfrentados pelas empresas locais, também destacou a importância de melhorias em infraestrutura urbana e limpeza pública. “A mobilidade urbana tem se mostrado um desafio crítico para os empresários, refletindo a necessidade urgente de intervenções para otimizar o transporte e a acessibilidade”, afirmou Edilene dos Anjos, economista responsável pela pesquisa.
Positivo
A previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira, neste ano, subiu de 2,68% para 2,96%. A estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (16), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central com a projeção do mercado para os principais indicadores econômicos. Já a expectativa para a inflação medida pelo IPCA, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, considerado a inflação oficial do país, subiu de 4,30% para 4,35%.
Empregos
Santa Catarina bateu, pela segunda vez consecutiva, o recorde de vagas de emprego anunciadas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) nesta semana. O volume total de vagas chegou a 10.234, alcançando a maior marca de 2024. Do total, 9.984 são oportunidades gerais e 250 são exclusivas para pessoas com deficiência. Veja abaixo o número de vagas por região. “Superar marcas como essa reafirma o potencial econômico de Santa Catarina. Cada nova vaga é uma oportunidade para melhorar a vida do catarinense e fortalecer o nosso estado. Nosso desafio agora é continuar investindo em políticas que conectem trabalhadores e empresas, trazendo desenvolvimento para todas as regiões”, afirmou o secretário de estado da indústria, comércio e serviço, Silvio Dreveck.
Propositivo
A Unesc fez ontem seu diálogo propositivo com os candidatos ao governo do município de Criciúma. Foi o momento para os candidatos falarem sobre o que pensam, por exemplo, sobre crise climática, inovação e desenvolvimento. “Importante deixar claro que a Unesc é da região, fundamental para alavancar o desenvolvimento, e ela será parceira de Criciúma e dos demais municípios, independentemente de quem seja o próximo prefeito”, resumiu a reitora Luciane Ceretta.
Debate
Os candidatos ao governo de Balneário Rincão se reúnem hoje na rádio Jovem Pan para debater suas ideias e propostas para o município.
Esgoto
O prefeito Ricardo Fabris aproveitou a passagem do governador Jorginho Mello em Criciúma para solicitar a revisão da tarifa de esgoto na cidade. O assunto é tema da campanha e reclamação constante da comunidade. É muito improvável que o pedido do prefeito tenha efeito prático, mas…