Os números em Criciúma

Vagner Espindola é o novo líder da corrida eleitoral em Criciúma. O candidato do PSD tem hoje 12 pontos percentuais de vantagem sobre Ricardo Guidi, do PL. Os dados são de pesquisa do IPC, contratada pela Rádio Som Maior e divulgada hoje. Os dados foram coletados na sexta-feira (13), sábado (14) e domingo (15) de setembro de 2024.

Os dados referentes à pesquisa eleitoral das eleições municipais de 2024 em Criciúma foram protocolizados sob o nº SC-04776/2024, registrados no sistema de registro de pesquisas eleitorais em 10/09/2024, estando aptos para divulgação a partir de segunda-feira (16).

Nos dados divulgados hoje, a chapa encabeçada por Vagner Espindola e Salésio Lima aparece com 41,8%, seguida de Guidi e Acélio Casagrande (PL) com 29,7%. Na pesquisa anterior, de sábado (31 de agosto), também na estimulada, Vaguinho aparecia com 32,8% e Guidi com 39,6%.

Na pesquisa divulgada hoje, os demais candidatos aparecem com os seguintes números: em terceiro, o petista Arlindo Rocha soma 8,1% dos votos. Na sequência, aparece Paulo Ferrarezi (MDB) com 3,5%. Júlio Kaminski, do PP, soma 1,1%, e Jorge Godinho, do Solidariedade, aparece com 0,5%. Já 8,1% dos eleitores vão votar em branco ou nulo, enquanto 7,3% ainda estão indecisos.

As causas

Vaguinho já vinha crescendo, é verdade, mas a leitura mais natural é de que a campanha do peesedista transformou a prisão de Salvaro de um limão em uma limonada. Ele teve o efeito, guardando-se as devidas proporções, da facada em Bolsonaro. Impulsionou os números, reforçou a musculatura eleitoral do ex-secretário e o coloca neste momento em vantagem.

Agora

E sempre tem um agora: é preciso deixar claro que a eleição não acabou. São quase 20 dias para mudar a decisão do eleitor e para reverter o cenário. É o que resta aos adversários. Nunca é demais lembrar que pesquisa é leitura de momento, um retrato daquele instante, mas que até o final do pleito pode mudar.

Agora vem

Bolsonaro estará em Criciúma na sexta-feira (20). Inicialmente, a agenda na cidade havia sido retirada, mas no início da noite, a informação divulgada pelo PL indicava que o governador Jorginho Mello recolocou Criciúma na pauta, e o ex-presidente estará por aqui para caminhar pela cidade ao lado de Ricardo Guidi.

Propositivo

O encontro que a Unesc realiza hoje tem como foco ideias para Criciúma. “Não será um debate, mas sim a oportunidade de ouvirmos dos candidatos o que eles pensam para Criciúma em diversas áreas. É algo propositivo”, ressalta a reitora.

Grande evento

O fim de semana foi de celebração na agora basílica do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus. “Será o maior hospital de almas do nosso estado”, resumiu o governador Jorginho Mello, uma das muitas autoridades presentes ao evento.

Preocupante

O prefeito Ricardo Fabris fez ontem um relato sobre os muitos casos de furtos de cabos da rede elétrica de Criciúma. A rua Seis de Janeiro, por exemplo, ficou às escuras. A mesma situação já havia ocorrido na semana passada. A prefeitura recuperou os cabos, e novamente os criminosos fizeram a limpa. Ninguém leva os cabos para casa; se roubam, é porque há quem compre, e é isso que precisa ser combatido.

Investigando

O conselho de saúde de Criciúma foi ao Núcleo do Bem-Estar Animal. “Há reclamações de falta de ração, de falta de remédios e também de assédio moral. Agora vamos levar isso ao Ministério Público”, afirmou Júlio Zavadil. Já a gestão do NUBEA afirma que as vacinas de fato faltaram por problemas na licitação. A ração está em dia, e a saída dos funcionários é um pedido antigo.

Mais um

Um candidato da região resolveu apresentar a proposta de criação da guarda municipal. O ex-prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, garante que já existem condições de fazer o projeto avançar na cidade.