Futuro indefinido
Ricardo Fabris detalhou nesta terça-feira os motivos que o levaram a desistir do processo eleitoral deste ano. “Não era a campanha que eu queria, não me via na Câmara e não foi para isso que me preparei ao longo dos últimos oito anos.” Como antecipado ontem, Ricardo deixou o processo porque, na verdade, queria mesmo ser candidato a prefeito. Trabalhou nesse caminho, mas não conseguiu efetivar o projeto. Em entrevista à Som Maior, Ricardo falou que não definiu seu futuro, nem mesmo se irá ficar no MDB. Ele também descartou trabalhar na coordenação de qualquer campanha. “Se eu não estava com cabeça para a minha campanha, é natural que não esteja focado em trabalhar ou coordenar qualquer outra campanha. Também não anunciei apoio para qualquer candidato e farei o possível para ajudar o Paulo Ferrarezi”, avisa.
Enquanto isso
Jair Alexandre, o prefeito interino, tem aproveitado para visitar as obras em andamento pela cidade. Jair assumiu depois que Clésio se licenciou para entrar na campanha de Vaguinho. Essa, aliás, deve ser a última posse de Jair até o final deste mandato. Agora fora do processo eleitoral, Ricardo Fabris já avisou que vai assumir todas as vezes que tiver oportunidade.
Em Forquilhinha
A comissão especial de inquérito (CEI) concluiu os trabalhos de investigação sobre as supostas irregularidades na licitação da prefeitura de Forquilhinha. Um resumo foi apresentado na sessão de segunda-feira, dia 26, e o relatório completo será encaminhado ao Ministério Público Estadual e à Polícia Civil, com cópias à mesa diretora da câmara de vereadores e prefeitura de Forquilhinha para os procedimentos cabíveis. O relatório terminou com os vereadores sugerindo que a prefeitura reveja seus conceitos na hora de realizar os procedimentos licitatórios.
Adiada
A audiência que iria avaliar o possível relaxamento da prisão de envolvidos na ação do Gaeco em Criciúma ficou para setembro. Até lá, os detidos seguem sob custódia da justiça. Na lista estão Bruno Ferreira, ex-secretário de assistência social, e o advogado Jeferson Monteiro.
Inflação
A prévia da inflação de agosto ficou em 0,19%, uma redução de 0,11 ponto percentual em relação a julho. No ano passado, a taxa do mesmo período alcançou 0,28%. O resultado deste mês foi influenciado pelo aumento dos combustíveis, principalmente gasolina e etanol. Por outro lado, a alimentação em domicílio apresentou a maior queda em relação a julho, com destaque para a redução dos preços do tomate, cenoura, batata-inglesa e cebola.
Na Lista
A lista de bilionários brasileiros da Forbes, divulgada nesta terça-feira, tem um nome bem conhecido na região. Trata-se do empresário Ricardo Faria, dono da Granja Faria. Ele aparece na lista como número 21, pela primeira vez. Seu patrimônio citado pela publicação é de mais de 17 bilhões de reais.
Empolgado em Criciúma
Neto Ugionni, ex-presidente da fundação municipal de esportes de Criciúma, segue trabalhando forte pelos bairros. O desafio, segundo ele, é transformar as muitas ações desenvolvidas por ele durante o período da Fme em votos. Mesmo sem ter candidato na majoritária, a leitura nos bastidores é de que o PSDB segue forte. 45 acredita que pode fazer pelo menos 4 cadeiras no legislativo, e Ugionni projeta estar em uma delas. Sob a coordenação de campanha do Rio Maina Centro, o líder irreverente Hugo Ronchi, radialista e colunista, abraçou a causa de “Neto do Esporte” e pretende, com a força de toda a equipe, sair com aproximadamente 2 mil votos do distrito do Rio Maina, onde Neto tem base eleitoral, pois ele é morador da região desde a infância.
Ainda sem sal
Por mais que os bastidores estejam relativamente aquecidos, nas ruas o cenário ainda não é de campanha. Restando pouco mais de 30 dias para a ida às urnas, o processo segue sem sal. A expectativa é que isso mude a partir do início da propaganda eleitoral no rádio, na TV e com o início das movimentações mais intensas de candidatos e cabos eleitorais. Esse marasmo, claro, é bom para quem está na frente nas pesquisas e torce para que a paisagem siga inalterada.
Gravando tudo
O prefeito licenciado Clésio Salvaro está aproveitando a semana para gravar material que irá inundar redes sociais e também integrar os programas de rádio e TV de Salésio Lima e Vaguinho Espindola. Principal cabo eleitoral da chapa do PSD, ele também tem participado de reuniões, encontros e apresentado Vaguinho como seu sucessor. O esforço é para transferir a aprovação de seu governo na forma de votos para o seu candidato.
Enquanto isso
Ricardo Guidi também segue se movimentando nos bastidores, preparando seus programas de rádio e TV. Vai apostar na imagem política da família Guidi, na relação com o governador Jorginho Mello e, claro, na relação com o 22 de Bolsonaro. Entre as propostas estão a UPA infantil, transporte gratuito mais barato, educação reforçada na primeira infância e a possibilidade de volta da guarda municipal.