Cooperaliança Inclusiva

Em novembro, quando completar 61 anos de fundação, a Cooperaliança vai dar início a mais um de seus projetos com cunho social. O foco, desta vez, será crianças e adolescentes que possuam o transtorno do espectro autista. O atendimento na clínica terá início com uma avaliação detalhada das crianças, identificando tanto as habilidades já desenvolvidas quanto aquelas que precisam ser trabalhadas. Susana explica que serão utilizados protocolos reconhecidos como padrão ouro no Brasil, como o VB-MAPP, que avalia os marcos do desenvolvimento e barreiras comportamentais, e o protocolo Portage, que abrange 580 comportamentos, ambos amplamente recomendados por analistas do comportamento em todo o país. “A nossa gestão tem um histórico lindo de comprometimento com a sociedade. E esse cuidado com nossos associados continua agora com projetos nascendo de dentro da empresa. O Cooperaliança Inclusiva é a maneira que encontramos de dizer aos nossos associados “especiais” que eles não estão sozinhos. Juntamos ação e coração e vidas serão transformadas”, explica Sanny Mazzuchetti, coordenadora do projeto.

Prioridade

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou uma carta aberta, pedindo que os candidatos às eleições municipais deste ano assumam compromissos com os direitos de crianças e adolescentes. A organização destaca cinco áreas prioritárias, sendo a primeira o enfrentamento à violência. Segundo o Unicef, nos últimos três anos, mais de 15 mil brasileiros de zero a 19 anos morreram de forma violenta no país.

Acelerando

Candidato do PSD ao governo do Balneário Rincão, Luiz Laurindo tem acelerado o processo de visitas às lideranças e às comunidades. Em uma campanha curta, reforçar a conversa com o eleitor e detalhar cada proposta tem sido a estratégia adotada para garantir sucesso nas urnas. Luizinho é o atual vice-prefeito e espera experimentar nas urnas a aprovação que o governo tem recebido nas últimas pesquisas.

Rua Coberta

É para lá que vai a edição deste ano da Quermesse de Criciúma. A informação foi confirmada pelo presidente da Fundação Cultural de Criciúma. Segundo Marcos Mendonça, os últimos ajustes devem ser definidos nos próximos dias. “Ainda vamos definir data e exatamente quem vai participar do evento”, explica. Durante a entrevista, Marcos também destacou outras ações da FCC. “Temos novidades que serão apresentadas em breve, como o novo espaço do museu de zoologia da Unesc no Parque das Nações, e entre as atrações mais recentes da nossa cidade está o Memorial Nikola Tesla, que já tem recebido um grande público.”

Em Siderópolis

O atual prefeito de Siderópolis e candidato à reeleição, Franqui Salvaro, juntamente com seu candidato a vice-prefeito, Rafael Frello, deram início às visitas pelos bairros da cidade. A primeira comunidade a receber os candidatos foi o bairro de Alto Rio Maina. Eles iniciaram as visitas neste domingo, dia 25, e devem continuar ao longo da semana. Durante as visitas, eles conversaram com moradores, apresentaram suas propostas e ouviram as demandas locais. As visitas também contam com apoio dos candidatos a vereadores da coligação “Transformação é ação: juntos por Siderópolis” (PSD, PL e PSDB).

Ricardo Fora

Ricardo Fabris, atual vice-prefeito de Criciúma, confirmou no início da noite de ontem que não será mais candidato a vereador na cidade. A decisão, segundo ele, foi pensada e sustentada em sua fé. Ricardo vinha discretamente se afastando do projeto. Desde o início da campanha, não postava nada, apenas algumas mensagens emblemáticas, e esse cenário já era previsto por alguns membros do partido. Ele disse que tinha convicção da sua chance de vitória, mas não era o projeto que ele sonhava. Ricardo queria e planejava uma candidatura a prefeito, algo que não se concretizou. Resta agora a dúvida do quanto essa decisão impacta o desempenho do MDB para o legislativo.

Daniel reage

Afastado de suas funções legislativas desde a operação do Gaeco, o vereador Daniel Antunes se manifestou nesta segunda-feira sobre o caso. Agora denunciado pelo Ministério Público, ele garante que está tranquilo e que quer o mais breve possível mostrar sua inocência. “Eles alegam no processo que eu teria recebido propina para me afastar e não votar neste projeto. Bom, eu tenho tudo documentado. Me afastei porque fui fazer uma cirurgia para retirar um câncer no rim. Eu não votei na primeira votação, mas na segunda votei contra. Não há o menor sentido nessa acusação.” O vereador afastado admitiu ter recebido 5 mil reais do advogado Jeferson Monteiro. “Mas foi uma ajuda de custo para tratar deste câncer que eu precisei retirar em uma cirurgia particular e precisava de apoio financeiro, e ele se ofereceu. Não tem relação alguma com propina.” Antunes também ressaltou que em momento algum participou de qualquer reunião para articular a aprovação do projeto. “Eu vou na central funerária, e quando vou é para orientar a população carente sobre seus direitos. Não participei, não vi ou observei qualquer movimento que indicasse articulação para algo irregular e vou provar isso.”

Pelas Ruas

Em busca de mais um mandato, o vereador Juares de Jesus (PL) tem aproveitado cada minuto para abordar o eleitor de Criciúma em busca de voto. “Eu tenho trabalhado muito porque não será uma eleição fácil. Sou um vereador de bairro, em defesa das comunidades, e acredito que ao longo dos últimos anos apresentamos pautas importantes que nos balizam para seguir com nosso trabalho. Estamos nas ruas apresentando as nossas ideias e buscando cada voto.”

Pelos bairros

Outro que vem acelerando o ritmo da campanha é o vereador Márcio Darós. Ele tem aproveitado o período de campanha para percorrer as comunidades e conversar com lideranças empresariais e comerciais para avaliar as ações do primeiro mandato e apresentar as propostas para mais quatro anos. “Eu entendo que trabalhamos muito e mostramos que o voto do criciumense foi respeitado e valorizado. Há ainda muitos projetos, muitas comunidades que precisam ter voz, e eu tenho condições de ser esse representante. Então, tenho caminhado por Criciúma de cabeça erguida, mostrando o que fiz e pedindo mais quatro anos. A campanha é curta e muito difícil, mas estamos na batalha.”

Na Quarta Linha

Mais votado na última eleição na Quarta Linha, o ex-superintendente do Deinfra, Adermir Honorato, é um dos nomes do PL para o legislativo. Ademirzinho tem buscado algumas parcerias em várias comunidades e gasto muita sola de sapato para tentar deixar a condição de suplente e se tornar titular do mandato a partir de janeiro do ano que vem.

PL no Pinheirinho

No último sábado, aconteceu a inauguração do comitê de Christiano Camatti no bairro Pinheirinho, com a presença de dezenas de pessoas que estarão apoiando-o, entre elas o candidato a prefeito Ricardo Guidi, o deputado Jessé com sua assessora Cláudia e seu cunhado, deputado Mário Frias.