É também o segundo na classificação geral do Ranking de Competitividade dos Estados 2024

Da Redação

Santa Catarina é destaque mais uma vez na pesquisa nacional que mostra o Ranking de Competitividade dos Estados. No ranking geral, o estado aparece em 2° lugar – pelo oitavo ano consecutivo -, atrás apenas de São Paulo. Já na região Sul do país o estado catarinense ficou em primeiro. “São Paulo é praticamente um país, e ficar atrás apenas deles no ranking de competitividade, é quase a mesma coisa que ficar em primeiro. Esses resultados refletem o compromisso e o trabalho árduo de todos os catarinenses”, comemora o governador Jorginho Mello, que esteve no evento, acompanhando a divulgação. O estudo foi realizado pelo Centro de Liderança Política (CLP) e avalia diferentes áreas. Os resultados foram apresentados ontem (21), em Brasília.

Segurança

De acordo com a pesquisa, Santa Catarina está em primeiro lugar no quesito Segurança Pública, com destaque para a segurança pessoal, segurança patrimonial e qualidade da informação de criminalidade, a transparência com os dados. Para o governador Jorginho Mello, o resultado é consequência, além de investimentos na área, também dos números de empregos. Ele acredita que quanto menor o percentual de desemprego, menor a violência. “Santa Catarina tem a menor taxa percentual de desemprego do país, 3,2%. Se o cidadão tem o que fazer, tem o trabalho dele, a violência cai drasticamente”, afirma.

Os indicadores são distribuídos em 13 pilares fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

Santa Catarina também liderou o ranking nos quesitos “Capital Humano” e “Sustentabilidade Social”. Além disso ficou em terceiro lugar em “Inovação”, “Infraestrutura” e “Eficiência da Máquina”.

Criciúma entre as cidades mais competitivas

E na pesquisa elaborada pelo Ranking de Competitividade dos Municípios, Criciúma ocupa o 7º lugar, entre as 67 cidades com mais de 80 mil habitantes do Sul do Brasil, e a 18º posição na colocação geral entre os mais de 5.500 municípios brasileiros. Já em Santa Catarina, é a 4ª colocada entre as cidades mais competitivas, ficando à frente de Joinville e Blumenau. “Este resultado é fruto do comprometimento com a excelência na gestão pública, e de que estamos no rumo certo. Seguiremos firmes na implementação de políticas públicas para aprimorar ainda mais os indicadores para continuar entre as melhores cidades do Brasil para se viver,” afirmou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Nesta 5ª edição, Criciúma se destacou em pilares importantes, melhorando os indicadores. No acesso à educação, a cidade evoluiu em quatro dos cinco pilares, e no quesito qualidade da educação também evoluímos em dois pilares com o aumento do IDEB nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio.

Outra área importante é a saúde, que também superou o ranking do ano passado, com o primeiro lugar na cobertura da atenção primária, subindo também nos outros 4 pilares. Na atenção básica, no quesito qualidade da saúde, a cidade ganhou posições na avaliação dos números de mortalidade materna, obesidade e desnutrição infantil e mortalidade por causas evitáveis, resultado do trabalho preventivo realizado pela Rede Municipal de Atenção Básica.

O diretor de Desenvolvimento Econômico Marlon Araújo, analisou os números do ranking de competitividade, ressaltando que a cidade melhorou os índices nos pilares mais importantes como saúde, segurança, educação e meio ambiente. As ações do programa Criciúma Sustentável, bem como outros programas e projetos na área ambiental e na sustentabilidade refletem nos índices do ranking. “Em todos os pilares de análise voltados ao meio ambiente, que são áreas recuperadas, a cobertura florestal, o desmatamento ilegal, emissões de gases poluentes e a velocidade do desmatamento, nos cinco pilares nós evoluímos, conseguindo também pontuação e ranqueamento melhor em relação ao ano passado”, destacou.

Na questão de telecomunicações, o município cresceu tanto no acesso à banda larga quanto ao acesso à telefonia móvel, melhorando o posicionamento no ranking em relação à edição anterior.