Hora de mergulhar

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, anunciou no final desta manhã que vai retirar uma semana de licença do cargo. Neste período, a função ficará sob o comando do presidente do legislativo, pastor Jair Alexandre. Segundo Salvaro, entre os dias 26 e 30 de agosto, ele pretende mergulhar na campanha eleitoral da cidade. “Comunico a todos que, a partir da próxima segunda-feira, dia 26 de agosto, estarei licenciado do cargo de prefeito até sexta-feira, dia 30 de agosto. Durante esse período, meu foco estará voltado para mergulhar na campanha eleitoral de Vagner Espíndola, o Vaguinho (PSD), candidato que acreditamos ser a melhor escolha para o futuro de nossa cidade. Esta licença tem como objetivo garantir total desvinculação das atividades da prefeitura, respeitando rigorosamente as regras eleitorais vigentes, reafirmando meu compromisso de gestor público com a transparência e a ética, de modo a evitar qualquer interpretação equivocada”, explicou Salvaro em nota. Na prática, Clésio trabalhará nos bastidores, gravará programas, caminhará com Vaguinho e tentará transferir parte de sua aprovação com o eleitor para a conta de Espíndola. Em uma campanha curta, hoje são 45 dias para o voto, perder tempo é ficar mais perto da derrota nas urnas.

Vai abrir

Falando de eleições, está definido o cronograma do horário eleitoral no rádio e na TV em Criciúma. Sorteio estabeleceu que primeiro será Vaguinho Espíndola (PSD), seguido por Arlindo Rocha (PT), Ricardo Guidi (PL), Júlio Kaminski (PP), Jorge Godinho (SD) e Paulo Ferrarezi (Mdb). No segundo dia, quem abre é Paulo Ferrarezi e, a partir daí, segue o rodízio. O primeiro dia do horário eleitoral será 30 de agosto, sexta-feira da semana que vem.

Todos em vídeo

Até a eleição de 2016, a preocupação com as produções em vídeo ficava restrita apenas a Criciúma e às principais cidades do estado onde o horário eleitoral tinha espaço assegurado na TV. Agora, com o Instagram e outras redes em alta, praticamente todos os candidatos, em todos os municípios, têm suas produções de “programas eleitorais”. Alguns feitos de maneira artesanal, é verdade, mas a maioria conta com produção bem elaborada para captar a atenção e o voto dos eleitores.

Mais uma

Vem aí, durante as duas primeiras semanas de setembro, mais uma edição da Semana Nacional do Pescado. A intenção é aumentar o consumo em, pelo menos, 30% em relação ao período normal de vendas de pescado. Durante quinze dias, setores produtivos promoverão ofertas de peixes e frutos do mar para impulsionar a indústria, supermercados, peixarias, restaurantes, feiras livres, pontos de venda no atacado e varejo, até chegar ao consumidor final.

Mais barato

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou nesta terça-feira (20), por unanimidade, a realização de inventário e partilha de bens por via administrativa, em cartórios, mesmo nos casos da presença de menores incapazes entre os herdeiros. Ao longo dos anos, o CNJ vem ampliando as possibilidades de realização de inventário sem a necessidade de se abrir uma ação judicial, caminho mais caro e demorado, por meio do registro da partilha amigável de bens em cartório, via escritura pública, procedimento mais rápido e barato. Com a medida agora aprovada pelo CNJ, basta que haja consenso entre os herdeiros para que a partilha extrajudicial possa ser registrada em cartório.

Em casa

Candidato a vice na chapa de Júlio Kaminski, Irani Alberton está em casa. Ele passou mal durante o debate de segunda-feira na Rádio Eldorado e precisou passar por uma cirurgia de retirada de cálculo renal. Ontem, ele recebeu alta e em breve deve se integrar à campanha.