Inteligência artificial e regras tradicionais marcam início da campanha eleitoral
Da Redação
A partir desta sexta-feira (16), os candidatos a prefeito e vereador em Santa Catarina podem oficialmente iniciar suas campanhas eleitorais. A divulgação das candidaturas, entrega de materiais e realização de eventos públicos, como caminhadas e carreatas, estão permitidas até a véspera do primeiro turno, marcado para 6 de outubro. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV está prevista para começar em 30 de agosto.
Este ano, a campanha traz uma novidade: o uso da Inteligência Artificial (IA). A Justiça Eleitoral estabeleceu regras específicas para evitar abusos. Por exemplo, “gravações no rádio com sons criados por IA devem ser precedidas por aviso ao ouvinte”. Vídeos e imagens também precisarão de marca d’água e alertas de que o material foi gerado por IA. O descumprimento dessas normas pode resultar na retirada dos materiais de circulação e até em ações mais graves, como a cassação do registro de candidatura.
As regras tradicionais continuam em vigor. Os materiais de campanha devem indicar a legenda partidária e as atividades de rua não podem perturbar o sossego público. Práticas como o uso de outdoors, telemarketing, showmícios e distribuição de brindes seguem proibidas. Denúncias de irregularidades podem ser feitas à Justiça Eleitoral por meio do aplicativo Pardal, disponível para dispositivos Android e iOS.