A força do Agro
A partir desta quarta-feira, a força do agronegócio ganha destaque em Criciúma. Até domingo, as principais novidades do setor estarão no Pavilhão José Ijair Conti em mais uma edição da Agroponte. “Vamos mais uma vez dar destaque aos setores de agropecuária, agricultura familiar, indústrias e tecnologia. São mais de 250 expositores de Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Vamos apresentar as principais novidades em tecnologia, inovação e melhoramentos para permitir que esse setor continue impulsionando a economia do Brasil”, explica o publicitário Willi Backes, organizador do evento. Neste ano, a feira recebe 220 bovinos PO (Puro de Origem) e PC (Puro por Cruza), ovinos e caprinos, 40 equinos, cunicultores com coelhos e similares, peixes e abelhas sem ferrão. A feira receberá ainda o boi da raça Brahman mais pesado do Brasil.
Últimas homenagens
A terça-feira foi marcada por uma série de homenagens na despedida do empresário e ex-prefeito Ruy Hulse. Lideranças políticas e empresariais, admiradores, familiares e amigos aproveitaram para fazer suas últimas homenagens e lembrar o legado deixado pelo ex-prefeito ao longo dos seus 98 anos de história. O governador Jorginho Mello fez questão de vir ao sul do estado para reconhecer a importância e a contribuição dada por Ruy Hulse na transformação não só da região, mas de Santa Catarina.
Inauguração
A entrega e apresentação dos equipamentos municipais Fazenda Solar e Memorial Nikola Tesla, designados à produção de energia limpa para as escolas da rede pública municipal e utilização da população de Criciúma, será realizada neste sábado (17), a partir das 10h. Instalados no Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina, os equipamentos serão entregues em cerimônia que contará com a presença do embaixador da Croácia no Brasil, Ranko Vilović, e com o espetáculo científico do grupo paulista Ciência em Show.
Transição
A jornada da indústria rumo à descarbonização deve passar por um período de adaptação até que a matriz energética deixe de usar combustíveis fósseis. Para debater os desafios a serem enfrentados pelas indústrias na direção de emissões líquidas zero, a Federação das Indústrias de SC (Fiesc) organiza, no próximo dia 20 de agosto, o evento Radar Pocket – Descarbonização. O encontro ocorre na Acic e vai discutir a necessidade de implementação de políticas públicas estaduais para fomentar a transição e como atender à necessidade de reduções de emissões frente à atual matriz energética catarinense.
Crescimento
O setor de serviços no país cresceu 1,7% em junho, na comparação com o mês de maio, em que a variação foi negativa: -0,4%. Com esse resultado, o volume de serviços chegou ao patamar recorde da série histórica iniciada em 2012, 0,5% acima da maior alta atingida em dezembro de 2022, e 14,3% a mais em relação ao nível pré-pandemia de covid-19, em fevereiro de 2020. Os dados — que reúnem informações econômico-financeiras, de produção, emprego, bens e serviços consumidos, entre outros do setor — estão na Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta terça-feira (13/08) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Empreendedorismo
Estimular o empreendedorismo entre os jovens. Este é o principal objetivo do programa Geração Empreendedora, uma metodologia da Facisc que já impactou mais de 3.700 jovens no estado em suas nove edições. Agora, em sua 10ª edição, mais uma vez o programa será aplicado em Araranguá pelo núcleo jovem empreendedor da Aciva, em parceria com o núcleo da mulher empresária. Para isso, jovens que estão cursando o 2º ano do ensino médio podem se inscrever na secretaria das escolas.
Especulação de desistência
Na segunda-feira (12), o governador Jorginho Mello ligou para o pré-candidato a prefeito de Criciúma pelo PP, Júlio Kaminski, pedindo uma conversa. O contato gerou especulações sobre uma possível desistência de Kaminski, o que foi prontamente negado por ele. Kaminski reafirmou que o PP apresentará suas propostas para a cidade e destacou que sua chapa, com o médico Irani Alberton como vice, está firme. Ambos se encontraram no velório do ex-prefeito Ruy Hülse na terça-feira (13).
Emendas participativas
As inscrições para o Programa Emendas Participativas do deputado estadual Mário Motta (PSD) estão abertas até 7 de setembro. O programa, que seleciona projetos por meio de edital, visa direcionar emendas impositivas para áreas carentes e prioritárias em Santa Catarina. Podem participar órgãos públicos estaduais, municípios e instituições sem fins lucrativos. As propostas serão avaliadas por uma equipe técnica com base na relevância e impacto social. As inscrições e informações estão disponíveis em www.deputadomariomotta.com.br/emendas.
Jorginho Mello x Carlos Moisés
O TJSC julgou improcedente a ação movida pelo governador Jorginho Mello (PL) contra o ex-governador Carlos Moisés (Republicanos) por danos morais. A ação, que pedia indenização de R$ 40 mil, foi motivada por declarações feitas por Moisés em debate eleitoral em setembro de 2022, quando acusou Mello de lobby em um contrato de manutenção do sistema prisional de Lages. O juiz Marcelo Carlin justificou que as declarações de Moisés eram de interesse público e estavam protegidas pela liberdade de expressão. A decisão foi publicada na 2ª-feira (12) e cabe recurso.